Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 20:36

    Imprimir


A criação de mais 30 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) até 2008 vai aumentar em 100% a cobertura do serviço à população cuiabana na gestão Wilson Santos. De acordo com o secretário municipal de saúde, Guilherme Maluf, a proposta é de construir em 2007 mais sete novas unidades, de transformar nove centros de saúde em PSFs e de implantar mais 14 PSFs em 2008. Hoje cerca de 150 mil pessoas são atendidas em Cuiabá pelo programa, número que deve saltar para 300 mil até o final do próximo ano.

Maluf explica que a Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

“A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes de saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS”, detalha o secretário, informando que uma emenda de autoria do então deputado federal Wilson Santos está prestes a ser liberada para a criação de duas novas equipes e que o deputado federal Nery Geller também está liberando verba para outras duas equipes. O próprio município investirá na instalação de novos PSFs até o final de 2008.





Fonte: Gazeta digita

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227625/visualizar/