Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Maio de 2007 às 11:50

    Imprimir


Com o objetivo de desenvolver a Ciência da Saúde, o recém criado Instituto Saúde, em parceria com inúmeras instituições públicas e privadas, promove a integração das áreas de saúde durante o Encontro Mato-Grossense dos Estudantes e Profissionais da Área da Saúde (EMEAS). O evento irá reunir dez cursos, são eles Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Medicina Veterinária.

O EMEAS, que será realizado entre os dias 16 e 20 de maio, está dividido em diversas atividades: Palestras, Expociência , Atividades científico-culturais e Programação Festiva. O especialista em sexualidade e adolescência, Dr. Jairo Bouer, fará a primeira palestra, na manhã do dia 17 de maio, sobre o tema 'Sexualidade'.

Na sexta-feira (18.05), Dr. Aluízio Borem, Universidade Federal de Viçosa MG, palestra sobre 'Alimentos Transgênicos: Saúde e Segurança', e, em seguida, o Dr. Júlio Strubing Müller Neto, Professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e Membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), aborda o tema 'Sus avanços e desafios' e o Dr. Nélio Augusto Domingos, Integrante da equipe de Coordenação da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família de Ribeirão Preto, debate a 'Saúde da Família'.

Já ao sábado, dia 19 de maio, 'Ontem e Hoje - aspectos éticos da biotecnologia', será o tema abordado pela Dra. Ida Cristina Gubert, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Major Ricardo Bezerra Costa, Diretor Operacional SIATE / CBM-MT, dará aos participantes orientações sobre 'Primeiro Socorros: Procedimentos Gerais' e, após, o Dr.Carlos Alexandre Fett, Professor Doutor do curso de Educação Física da UFMT, falará sobre 'Estilo e qualidade de vida'.

Responsável pela área de plantas medicinais e fitoterapia do Ministério da Saúde, do departamento de Assistência Farmacêutica e da secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos, Dr. Ângelo Giovani encerra o evento com a palestra 'Práticas Integrativas no SUS'.

"Acreditamos que o EMEAS tem grandes possibilidades de contribuir para um maior desenvolvimento cientifico e cultural dos estudantes e profissionais da área da saúde. Este evento será mais que um Encontro, e sim a reunião de participantes com o conhecimento, o intercâmbio cultural e a reflexão crítica", informou o Coordenador do EMEAS, Mário Henrique Elias Marrafão.

Os temas 'A Problemática que envolve a Reabilitação Integral de Pacientes com Fissuras Lábio-Palatais no Estado de Mato Grosso' e 'Terapia Assistida por Animais' também serão discutidos em mesas redondas. E mais, durante o evento estará sendo realizada a exposição de trabalhos científicos produzida pela área da Saúde, a Expociência.

Os interessados em participar do EMEAS podem se inscrever em qualquer unidade das Livrarias Janina, localizadas na Unic, no Centro de Cuiabá e nos Shoppings Três Américas e Pantanal ou, ainda, nos estandes instalados nas Faculdades do Estado. O valor da inscrição varia de acordo com as categorias estudantes e profissionais e oferece aos inscritos um certificado de 25 horas/ aula, além de ingressos promocionais da programação festiva.

O Encontro faz parte da extensa programação da 'I Semana dos Encontros', que ainda irá promover, no mesmo espaço físico, a 1º Bienal de Artes e Cultura Regional do Mato Grosso, EMVEST (Encontro Mato-grossense de Vestibulandos), EMECADE (Encontro Mato-Grossense dos Estudantes e Profissionais de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Marketing) e EMEAS (Encontro Mato-Grossense dos Estudantes e Profissionais da Área da Saúde). Para mais informações visite o site www.semanadosencontros.com.br ou ligue (065) 3664-4084.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227991/visualizar/