Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 13:28

    Imprimir


A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Conexão Criciúma para desarticular uma organização criminosa que atua intensamente no tráfico internacional de entorpecentes. A operação está sendo realizadada em Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Foram destacados para a operação 70 policiais federais.

As investigações iniciaram no ano de 2005, por meio de diversas informações do envolvimento de um suposto traficante, natural de Criciúma (SC), com o tráfico internacional de entorpecentes. Segundo a polícia, ele estaria envolvido com o transporte de 2,5 toneladas de cocaína para a Europa. Este carregamento foi interceptado pela Polícia Espanhola, nas proximidades das Ilhas Canárias.

Na ocasião, o traficante identificado até o momento apenas como Celso G. estava em Milão (Itália) aguardando a chegada deste carregamento. Esta apreensão ocorreu em julho de 2005 e foi realizada pela Polícia espanhola com a efetiva participação da Polícia Federal brasileira. Em novembro de 2005, o irmão de Celso, V.G., foi preso em flagrante na posse de 130 quilos de cocaína, em operação realizada pela Polícia Federal no Estado do Pará.

Grande parte desta quadrilha foi desarticulada em janeiro deste ano, quando da deflagração da Operação Kolibra, em São Paulo, que resultou na prisão de mais de 40 pessoas. Bens de valores elevados foram apreendidos e seqüestrados, inclusive uma residência avaliada em quarenta milhões de dólares. Esta quadrilha especialista em remeter drogas para o exterior em pouco mais de dois anos teve apreendido aproximadamente 3,5 toneladas de cocaína.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva e temporária na cidade de Criciúma/SC, na Praia do Rincão/Içara/SC, em Florianópolis, em Dourados/MS, em Vilhena/RO, em Santa Cruz do Xingu/MT e em São Paulo/SP. Estão sendo cumpridos mandados de seqüestro de imóveis e mandados de seqüestro de veículos.

C.G. responderá uma ação penal em São Paulo pelo tráfico de 2,5 toneladas de cocaína apreendida em 2005 e aproximadamente 21 quilos de cocaína apreendida em meados de 2006. Em Santa Catarina responderá por associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228450/visualizar/