Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Abril de 2013 às 20:38
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Arquivo Pessoal
O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7%
O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7%
Aprovado pela Câmara dos Deputados o relatório final da subcomissão destinada a debater e propor políticas de incentivo à produção leiteira no país. O documento aponta medidas a serem adotadas por municípios, estados e governo federal. Segundo o relator, deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), o transporte da produção leiteira por estradas vicinais é de responsabilidade dos municípios.

 
 
Já problemas no abastecimento de energia nos locais de produção deve ser enfrentado por concessionárias, estados e governo federal.  Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, o relator também defende a padronização de regras para garantir questões de natureza sanitária.


 
 
“Neste documento consta o que é lei, o que precisa de instrumento e a subcomissão vai encaminhar o relatório para tramitar na Casa. O que não é lei, o que é aconselhamento que veio de debates com a Embrapa, cooperativas, supermercados e dos produtores sera debatido com o governo” afirmou ao Agro Olhar/Olhar Direto.


 
 
Ao longo dos debates foram realizadas 93 conferências estaduais e eleitos delegados, que se reunirão a cada três meses com ministros da agriultura, desenvolvimento, desenvolvimento agrário, relações exteriores e casa civil para promover e cobrar as mudancas propostas.

 
 
O parlamentar acredita que se forem tomadas as medidas necessárias o Brasil pode se tornar o terceiro maior produtor de leite do mundo. "Precisamos dar voz ao leite, mostrar as falhas no processo e criar a competitividade no setor", acrescentou ao sugerir a criação de condomínios regionais onde os produtores passam a dividir os custos de produção e de inspeção sanitária.

 
 
O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7% para os produtores no mês de março em comparação com fevereiro e alcança atualmente a média de R$ 0,64 o litro. Segundo boletim mensal do leite elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a retração foi provocada pela maior oferta do produto decorrente da melhora das pastagens e também pela entrada de produtos lácteos no atacado, provenientes de outros estados. 

 
 
Durante audiência pública realizada no Senado, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), defendeu projetos de melhoria da qualidade de leite, capacitação técnica de produtores, qualificação de mão de obra, inovação tecnológica, assistência técnica, controle de resíduos contaminantes, defesa sanitária e políticas de crédito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22884/visualizar/