Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 14:13

    Imprimir


Cientistas de Hong Kong criaram uma forma de medir a quantidade de açúcar no sangue sem dor. Com tamanho de um celular, o aparelho emite raios quase na mesma freqüência do infravermelho. Os raios penetram na pele e entram na circulação, evitando a retirada de sangue (com a tradicional agulhada no dedo).

O raio identifica partículas de glicose pela freqüência, ou comprimento de ondas, transmitida e, assim, o nível de açúcar é conhecido em dez segundos.

"Há diferentes tipos de células nos vasos sanguíneos. Há glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, proteína, glicose, colesterol... Nosso modelo seleciona o tipo para glicose e informa seus níveis", disse Joanne Chung, professora e chefe-associada de pesquisa na Escola de Enfermagem da Universidade Politécnica de Hong Kong, em entrevista à Reuters.

Uma equipe de 28 especialistas trabalhou por quatro anos. O dispositivo apresentou precisão de pelo menos 85% depois de cinco testes clínicos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 180 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Este número deve dobrar até 2030. Em 2005, 1,1 milhão de pessoas morreu em decorrência da doença.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228915/visualizar/