Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Abril de 2013 às 14:23

    Imprimir


Cerca de 150 pessoas estão sendo aguardadas para a Assembléia Geral do Sindusmad que será, neste sábado, no Pavilhão Nereu Pasini. Estarão presentes o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, além de presidentes de sindicatos patronais industriais da região e diretoria do Sindusmad. Entre os assuntos em pauta, estão: negociações convenção coletiva do trabalho e nomeação da comissão eleitoral para eleição da nova diretoria do Sindusmad. Durante o evento, o Sesi também faz o lançamento de material audiovisual sobre segurança no trabalho nas indústrias madeireiras.

Com alta viabilidade econômica, social e ambiental, o setor de base florestal de Mato Grosso emprega atualmente 100 mil trabalhadores diretos e indiretos e representa a principal renda de 40 municípios do Norte e Noroeste do Estado. Com mais de 1.600 empresas em atuação, o setor acumula resultados positivos baseados no compromisso com o manejo florestal sustentável e na valorização da qualidade de vida dos trabalhadores.

Em Sinop, essa consolidação do crescimento e aperfeiçoamento do setor incentivou a realização de um importante passo voltado para a saúde e segurança dos colaboradores atuantes na atividade florestal. Por meio de uma iniciativa pioneira, desenvolvida pelo Edital SENAI/SESI de Inovação 2011 em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (Sindusmad), será apresentado um documentário sobre Segurança nas Indústrias Madeireiras.

Com o tema "Trabalho com Segurança no Setor de Base Florestal", os materiais incluem um curta-metragem, uma cartilha e um documentário que serão distribuídos gratuitamente para todas as empresas do setor no Estado. "Esse material educativo será um forte aliado na busca pela prevenção de acidentes, principalmente porque foi produzido pensando no dia a dia dos trabalhadores do setor florestal, com uma linguagem criativa e interessante", reforça o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto. "Com as regras de segurança esclarecidas por meio da conscientização, os riscos podem ser mensurados, localizados e mantidos sobre controle e o trabalhador passa a ser um multiplicador das medidas de segurança. É com trabalhos iguais a esse que o setor eliminou os riscos de acidentes que praticamente inexistem na indústria madeireira", explica José Eduardo, 

Para o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Gustavo de Oliveira, o setor de base florestal é um importante indutor econômico do Estado, contribuindo para a utilização responsável dos recursos renováveis e para a geração de emprego e renda. "Buscar o bem-estar social e a segurança dos trabalhadores é mais um importante passo para impulsionar a cadeia produtiva. Esse projeto voltado para a saúde e segurança no trabalho, incentivado pelo Sistema Fiemt, valoriza o pilar de todo esse sucesso que são os colaboradores do setor madeireiro", enfatiza Oliveira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22927/visualizar/