Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Maio de 2007 às 13:31

    Imprimir


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta sexta-feira que o medicamento anti-HIV genérico deve começar a ser distribuído no País em setembro. A informação foi dada durante entrevista coletiva concedida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar o decreto que concede licenciamento compulsório (quebra de patente) ao medicamento do anti-retroviral Efavirenz, remédio usado no tratamento da aids.

"A partir de setembro, começa a ser distribuído o genérico. Não há possibilidade de faltar medicamento", afirmou o ministro logo após a cerimônia. Temporão disse ainda que o Brasil está em negociação para reduzir o preço de um outro remédio usado no coquetel anti-aids, mas não divulgou o nome do medicamento.

Segundo o ministro da Saúde, a opção de quebrar a patente do Efavirenz foi tomada por uma série de razões. De acordo com Temporão, apesar de o laboratório Merck manter, desde 2003, o mesmo preço cobrado pela droga, hoje o número de brasileiros atendidos pelo programa HIV/aids é muito maior do que naquela época.

O ministro também citou o fato de que o mesmo remédio é vendido por um valor 136% menor para a Tailândia. "O Efivarenz é o medicamento mais utilizado na terapia anti-retroviral no País, o que mostra o intereresse público do remédio. Este ato é importante na construção de uma política de medicamentos acessíveis à população", afirmou Temporão.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229309/visualizar/