Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Maio de 2007 às 16:11

    Imprimir


Cuiabá é a primeira cidade mato-grossense a contar com o Programa Farmácia Popular do Brasil, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A unidade que na capital está sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (03.05) pelo governador em exercício Silval Barbosa e o secretário de Saúde Augustinho Moro. A inauguração fez parte da Semana de Comemoração do Aniversário de Mato Grosso, que é celebrado no dia 9 de maio.

O programa Farmácia Popular do Brasil faz parte da política de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos assegurando ainda, a continuidade àquelas pessoas que interromperam o tratamento pelo alto custo dos medicamentos.

O governador em exercício, Silval Barbosa, disse que a interiorização do serviço de saúde, por todo o Estado, tem avançado muito. "Agora, com a inauguração dessa unidade em Cuiabá, e o programa sendo estendido também ao interior, vem consagrar a política da Saúde que é interiorizar as ações e descentralizar os serviços em benefício da a população”, afirmou.

Redução de custos

O Programa Farmácia Popular inicia o atendimento à população colocando à disposição 94 tipos de remédios classificados, além do preservativo masculino como essenciais em 104 diferentes apresentações. Os medicamentos vão de antibióticos, antitérmicos, vermífugos aos remédios para doenças que mais afetam a população entre elas a hipertensão e o diabetes.

A expectativa é que o programa alcance o Interior do Estado com a instalação nas cidades-pólos e com isso o benefício que hoje já está em funcionamento em 296 unidades possa chegar a milhares de pessoas em Mato Grosso. Com a implantação do Programa Farmácia Popular, os medicamentos disponíveis podem ser adquiridos com redução estimada entre 40% e 60% abaixo do valor de mercado.

Para ter acesso aos serviços da Farmácia Popular a pessoa deve dirigir-se ao local portando a receita dos medicamentos. O funcionamento é em horário comercial, das 8h às 18h e o pagamento é realizado somente em dinheiro.

A Farmácia Popular do Brasil em Cuiabá está localizada à rua Diogo Domingos Ferreira, nº 402, bairro Bandeirantes, próxima à Escola Nilo Povoas.

Interiorização do programa

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, explicou que esta unidade, sob gestão estadual, tem o objetivo de incentivar os municípios a aderirem ao programa federal. “Serão implantadas, em Mato Grosso, mais cinco unidades da farmácia sob gestão municipal, nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Várzea Grande e mais uma em Cuiabá, obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde que estima que cada unidade do programa tenha capacidade para atender a 100 mil habitantes. O critério é implantar uma farmácia nos municípios que tenham acima de 70 mil habitantes. Hoje existe um entendimento com o MS de que as farmácias poderão ser instaladas nos municípios pólos de Saúde, observando-se os critérios da importância regional, área de abrangência e facilidade de acessibilidade além de um parecer in loco da núcleo do programa,” afirmou Moro.

O superintendente da Central de Regulação, Maurício Estrada, mencionou que os remédios são disponibilizados a população a preço de custo, bastando que o usuário apresente uma receita devidamente prescrita por um médico. A unidade do Programa Farmácia Popular, sob gestão estadual, funciona na rua Diogo Domingos Ferreira, número 402, no Centro de Cuiabá, e começou a funcionar nesta tarde (03/05). Com a inauguração dessa unidade em Mato Grosso o Ministério da Saúde já tem em funcionamento 296 unidades em todo o Brasil.

A gerente da unidade, Cleide de Souza, informou que a farmácia tem uma equipe constante de 10 pessoas “incluindo dois farmacêuticos que atenderão aos usuários sempre que necessitem de qualquer informação sobre os medicamentos. Inicialmente estaremos disponibilizando à população um total de 94 medicamentos, em 107 apresentações, atendendo das oito horas da manhã às seis horas da tarde”.

Também estiveram presentes à inauguração o superintendente da Central de Regulação da Saúde, Maurício Estrada, a gerente da farmácia, Cleide de Souza, o secretário-adjunto da Casa Civil, Antonio Kato, o diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Borges, a diretora do Centro Estadual de Odontologia para Pessoas Especiais (Ceope), Danieli Beatricy Ribeiro Lago, a coordenadora do Grupo Univag, Isabel Gimenez, o diretor do Conselho Regional de Farmácia, Adonias Costa, o diretor do Samu, Ney Pereira, e o diretor do Pronto Socorro de Várzea Grande, Antonio Augusto de Carvalho e servidores da Saúde.





Fonte: Assessoria/Ses-MT Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229439/visualizar/