Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 07:53

    Imprimir


Um projeto de antropologia inédito, o Dicionário do Homem, reunindo a BBC e o ativista Bob Geldof criará a maior base de dados sobre os povos do planeta mapeando e registrando todas as comunidades existentes no mundo.

O projeto utilizará todas as mídias disponíveis para criar o maior registro que já existiu sobre a humanidade. O mapeamento tem como objetivo a criação de um catálogo digital sobre a existência da humanidade e uma fonte enorme para troca de idéias e informações.

As diversas comunidades serão registradas a partir de filmes, fotografias, registros de línguas, arte e documentários que representem os cerca de 900 grupos de pessoas que antropólogos acreditam existir.

Globalização

Geldof afirma que o momento é propício para o lançamento do projeto porque a globalização está homogeneizando diversas culturas muito rapidamente.

"Na era em que estamos vivendo, de intensa globalização e rápidas conexões entre os continentes, estamos vendo o desaparecimento do conhecimento sobre os diversos mecanismos que os homens inventaram para sobreviver em todo e qualquer ambiente", disse o ativista.

A página na Internet, descrita por Geldof como o "Álbum de Família do Mundo", possibilitará aos usuários de toda parte do mundo acessarem informações sobre sua nação, família e descendência tribal ao longo dos séculos.

A BBC produzirá também oito episódios da série intitulada Planeta Humano. Espera-se que a série tenha o mesmo sucesso de outras séries de história natural como Blue Planet e Planet Earth.

Geldof, ex-músico e ativista humanitário, diz ter tido a idéia para o projeto há 20 anos durante uma conversa com um representante do governo de Níger, que disse que 300 idiomas tinham desaparecido em dois anos de fome no país.

Os produtores do projeto esperam também contar com contribuições de materiais próprios do público por meio da Internet.

A produção da série de documentários está estimada em três anos de duração. A Universidade de Oxford e a National Geographic também fecharam parcerias para o projeto.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230684/visualizar/