Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 22 de Abril de 2007 às 14:45

    Imprimir


Começam nesta segunda-feira (23) e seguem até a próxima quarta-feira (2 de maio) os primeiros mutirões de documentação deste ano em Mato Grosso. O primeiro será no Projeto de Assentamento (PA) Baús, no município de Acorizal. Na terça-feira (24), os atendimentos serão no assentamento Aguaçu, e na quarta-feira (25), na comunidade da Guia, ambos em Cuiabá. Na quinta-feira (26), os beneficiados serão da localidade Chumbo, e na sexta-feira (27), do PA Capão Verde – os dois últimos ficam no município de Poconé.

No final da próxima semana, os mutirões acontecerão no município de Barão Melgaço. No sábado (28), serão atendidas as agricultoras do PA Recreio. No domingo (29), o atendimento será realizado no PA Estirão Comprido e deve atingir também trabalhadoras do Cuiabá-Mirim. Na segunda-feira (30), um mutirão está previsto em Pontal da Glória, que fica no município de Santo Antônio de Leverger.

Os dois últimos desta série de mutirões acontecem na segunda (1º de maio) e terça-feira (2), em Várzea Grande, nos assentamentos Nossa Senhora Aparecida e Sadia III.

Atendimento prioritário às mulheres

Nos mutirões, as trabalhadoras rurais encaminham gratuitamente documentos como: Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, podem participar, por exemplo, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e solicitar benefícios previdenciários, como a aposentadoria rural e o auxílio-maternidade. Nos mutirões do Mato Grosso, por meio de uma parceria firmada com as prefeituras locais, serão realizadas ainda palestras na área de saúde.

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural preferencialmente é voltado às mulheres, mas atende também homens, jovens e crianças. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre), a ação conta com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Associação Mato-grossense dos Municípios, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), da Caixa Econômica Federal (CEF), da Receita Federal, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de sindicatos de trabalhadores rurais e representantes de movimentos sociais.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231139/visualizar/