Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 15:01
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


O Poder Executivo e a Assembléia Legislativa devem aprovar os projetos originais da Polícia Militar que define reajuste salarial para os oficiais e promoção de carreira aos praças. A medida foi anunciada hoje (18), durante reunião do governador Blairo Maggi (PR) e 20 dos 24 deputados estaduais no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Na avaliação dos parlamentares, a tendência é que os projetos sejam votados nas próximas sessões ordinárias, deixando para um segundo momento as reivindicações dos praças por aumento de salários, além das promoções incluídas nas decisões do governo Maggi. “O acordo é votar as propostas sem emendas parlamentares e criar para o futuro um projeto que garanta data de reajuste única dentro da corporação”, disse o vice-presidente da AL, deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM).

Para o deputado Chico Galindo (PTB) são necessários estudos que contemplem os praças em outra mensagem de reajuste salarial da classe. “Dessa forma estaremos evitando toda essa polêmica, toda vez que se fala em aumento dos salários para a categoria”, avaliou o parlamentar. Ele entende que o orçamento estadual em exercício não comporta qualquer tipo de reajustes para os servidores públicos, mas defende a revisão do assunto para atender toda a corporação.

De acordo com o parlamentar José Domingos Fraga (DEM), houve avanços significativos para a classe de oficiais e praças no atual governo. No entanto, ele defende a tese de que o reajuste para os oficiais, incluindo os praças, traria problemas de ordem financeira para a administração pública, uma vez que a receita já está comprometida com os demais poderes. Outros órgãos do governo consomem pelo menos 43% dos recursos disponíveis no orçamento estadual. “Os índices não comportam aumento para toda a classe como queriam alguns deputados”, disse José Domingos.

O deputado Airton Português (PP) explicou que o compromisso com o governo deve prevalecer na votação, tendo em vista a garantia de realização do curso para sargento – principal reivindicação da categoria. “Senti que a justificativa do governo está dentro dos parâmetros dos compromissos. É o que o governo pode fazer realmente neste momento, sem comprometer as demais esferas”, declarou.

Após a discussão, os deputados aguardam o reenvio das mensagens do governo para serem apreciadas e aprovadas em plenário durante sessão na Assembléia Legislativa.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231732/visualizar/