Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 13:53

    Imprimir


Os países da África foram os principais destinos para o arroz brasileiro até março. Segundo um levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Brasil exportou 57,2 mil toneladas neste ano. O resultado é 28% inferior ao mesmo período de 2006 quando o país vendeu 80 mil toneladas ao exterior.

A valorização do real frente ao dólar e a queda da produção nacional são apontadas como fatores para a ligeira diminuição. Conforme dados da Conab, a previsão de consumo é superior à produção, que deverá ficar em 11,2 milhões toneladas. Apesar disso, o setor arrozeiro espera exportar uma quantidade semelhante ao ano passado.

Nos três primeiros meses foram movimentados mais de oito milhões de dólares com a exportação do produto. Alguns países se destacam como compradores, em especial os africanos. O Senegal ocupa o primeiro lugar no ranking, seguido de Suíça e Gâmbia.

Rio Grande do Sul exportou 98% do total

Com a maior produção do país, o Rio Grande do Sul exportou cerca de 56 mil toneladas de janeiro a março ou, em percentual, 98%. As saídas ocorreram, principalmente, através do Porto de Rio Grande e do Porto Seco de Itaqui. No ano passado, as exportações gaúchas de arroz chegaram a 403 mil toneladas.

Importações

As importações seguiram o mesmo ritmo e recuaram 25,3% no período. Argentina, Uruguai e Paraguai representaram cerca de 90% das 156 mil toneladas de arroz importadas pelo Brasil.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231748/visualizar/