Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 10:50

    Imprimir


O tetrahidrocannabinol (THC), o princípio ativo da maconha, pode diminuir em mais da metade o ritmo de crescimento de tumores no pulmão e reduzir a disseminação do câncer em ratos, mostrou um estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira por pesquisadores da Centro de Pesquisa do Câncer da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os cientistas depositaram células cancerígenas de pulmão humano sob a pele de uma dúzia de ratos, e permitiram que os tumores crescessem nos animais. Após duas semanas, eles começaram a aplicar injeções diárias com 250 microgramas de THC sintética em áreas próximas aos tumores. Um cigarro de maconha contém cerca de 150 microgramas de THC.

Depois de cinco semanas de testes, os tumores, que pesavam cerca de 0,6 gramas, tiveram 60% do seu peso subtraído, ficando com apenas 0,25 gramas. Segundo a publicação NewScientist, os cientistas esperam que drogas possam imitam os aparentes efeitos anti-câncer do THC, auxiliando no tratamento de pacientes afetados pela doença.

No entanto, a equipe desencoraja que as pessoas utilizem a maconha como "auto-medicação". Eles destacam que isso pode estimular o crescimento do tumor.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231779/visualizar/