Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 17 de Abril de 2007 às 18:01
Por: Adriane Rangel

    Imprimir


Com o objetivo de facilitar o atendimento a acidentados e feridos no trânsito e em atendimentos de emergência, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão do tipo sanguíneo e fator RH na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. “Em caso de acidentes graves, a maioria das vítimas precisa de imediata transfusão. Com agilidade na identificação do tipo sanguíneo, tem-se a dinamização do atendimento, com uma ação mais segura do profissional da saúde”, observou Sérgio Ricardo.

O presidente informa na justificativa da matéria que a proposição tem por finalidade facilitar o trabalho das equipes de salvamento. Ele explicou que no momento do acidente, o motorista poderá necessitar de uma rápida transfusão de sangue e com a informação de seu tipo sangüíneo e fator RH na CNH, as equipes de salvamento terão dados mais precisos para o primeiro atendimento que, em muitos casos, é fundamental para salvar a vida. Na opinião do deputado, a proposta irá facilitar a ampliação do trabalho das equipes de resgate, bem como, dos serviços de emergência dos hospitais do estado, principalmente no caso de acidentes de trânsito tão presentes no dia a dia das cidades.

De acordo com o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Haig Tersian, essas informações na carteira de habilitação terão uma relevância de extrema importância. “Quando se trata de socorro médico ao condutor e vítimas de acidentes no trânsito, a perda de tempo tem que ser evitada para maior eficácia atendimento. Ter à disposição dados como tipo de sanguíneo e fator RH é básico e fundamental, para tomadas urgentes de providências médicas”, avaliou Tersian. Além disso, segundo o chefe de operações do Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP), capitão Wendel de Arruda Silva, a medida será fundamental para o socorro aos envolvidos em acidentes. Ele ressaltou ainda que, em casos de vítimas inconscientes, esses dados facilitarão o atendimento.

Outro ponto destacado por Silva, diz respeito à entrada da vítima ao pronto socorro, “em caso da necessidade de transfusão de sangue imediata, constatando o seu tipo sanguíneo na hora, promoverá um atendimento mais rápido para o paciente”, ratificou.

Conforme dados do Corpo de Bombeiros Militares do Estado, desde o início do ano foram registrados 253 ocorrências de trânsito. As cidades de Cuiabá e Várzea Grande registraram a média de 2,3 atropelamentos diários, acumulando nos três primeiros dias de abril, sete ocorrências registradas. No ano passado, a capital registrou 1253 mil ocorrências de atropelamento, sendo março o mês mais violento, com 129 casos. “A proposta do parlamentar é importante, pois vai proporcionar um atendimento mais rápido, uma vez que o paciente já terá incluso informações básicas e primordiais no procedimento de emergência”, explicou a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabane.

“È imprescindível o conhecimento destes elementos na carteira, no atendimento de urgência, já que muitas vezes, a habilitação é o único documento usado pelo motorista”, finalizou o presidente da Assembléia Legislativa.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231879/visualizar/