Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 15:40

    Imprimir


Desembarca neste sábado, 14.04, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Carlos Justino Terena e a representante da Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Sarah Castro responsáveis pela elaboração do trajeto que será percorrido pela “Tocha Olímpica” no Brasil até sua chegada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para o início dos Jogos Pan-americanos.

O grupo chega em Mato Grosso com o objetivo de avaliar a possibilidade da passagem da tocha pelo estado, com chegada na Aldeia Seringal, da etnia Paresi, localizada a cerca de 20 km do município de Campo Novo do Parecis (a 396 km ao noroeste de Cuiabá).

Segundo o secretário de Esportes do município, Sérgio Luiz Alves Nogueira o Comitê Olímpico Brasileiro, um dos organizadores do Pan Rio 2007, deu autonomia ao representante indígena Carlos Terena para a definição do trajeto da tocha, que deverá inserir a aldeia mato-grossense como um dos locais para a passagem do símbolo. Entre outros requisitos para a vinda do fogo olímpico está a realização do I Jogos Interculturais Indígenas, que deverão recepcionar a chegada da tocha no município. O secretário também acredita que a proximidade da aldeia com o município, e o fácil acesso tanto terrestre quanto aéreo deverão favorecer a escolha pela sede.

“Nós temos duas possibilidades para a realização dos jogos indígenas, uma contemplando a vinda da tocha, com os jogos tendo início no final de junho; e outra, com a realização dos jogos no final de maio, caso a fogo olímpico não passe por Mato Grosso”, explicou Sérgio Luiz.

De acordo com o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, caso seja confirmada a passagem por Mato Grosso, a tocha que será acesa no dia 04 de junho, sairá da cidade de Santo Domingos, na República Dominicana, sede dos últimos Jogos Pan-americanos em 2003, passará pelo México, em visita às ruínas da antiga Civilização Asteca, e chegará ao Brasil, passando pela Aldeia Seringal, em Mato Grosso, com destino ao Rio de Janeiro, sede do Pan 2007.

O secretário enfatizou ainda, que este não é o trajeto definitivo do fogo olímpico, e que o itinerário da tocha no Brasil ainda será definido após uma reunião que será agendada entre o Ministério dos Esportes e os secretários estaduais.

Também está confirmada a vinda do Chefe do Cerimonial da Tocha Olímpica do PAN, o australiano Simon Wadley, que desembarcará no domingo, 15.04, pela manhã, e seguirá para o município de Campo Novo do Parecis.

Na terça-feira, 17.04, o grupo se reunirá pela manhã com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho para as discussões pertinentes a parceria do Governo do Estado para a vinda da tocha e a realização dos Jogos Indígenas no município.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 14 de abril – Sábado - 12h – Desembarque do presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Carlos Justino Terena e da representante da SEPAN, Sarah Castro, no Aeroporto Marechal Rondon/VG;

Dia 15 de abril – Domingo - 09h30 – Desembarque do Chefe do Cerimonial da Tocha do PAN, Sr. Simon Wadley, no Aeroporto Marechal Rondon/VG, e visita durante período vespertino à Aldeia Seringal, em Campo Novo do Parecis;

Dia 16 de abril – Segunda-feira - Visita à Aldeia Seringal, em Campo Novo do Parecis.

Dia 17 de abril – terça-feira - 08h – Encontro com o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, em seu gabinete.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232679/visualizar/