Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 13:58
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) apresentou à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa um pacote de indicações parlamentares que visam melhorar a qualidade da educação em sete municípios de Mato Grosso."De todos os assuntos públicos, o que mais me interessa é a Educação", disse.

Ao todo, Otaviano fez nove indicações, endereçadas ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc)e de Esporte e Lazer (SEEL), que pedem a instalação de laboratórios de informática, biblioteca, salas de vídeo, quadra de esportes, ampliação, reforma parcial e geral e a construção de escolas estaduais dos municípios de Juara, Tabaporã, Diamantino, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro e Ipiranga do Norte.

Para a Escola Estadual "Yara Maria Minoto", de Juara (750 km ao Médio-Norte de Cuiabá), Pivetta solicitou a ampliação em duas salas de aula e a reforma geral do prédio, hoje em péssimas condições físicas. A Escola Estadual "José Cleto Guill", que atende 160 alunos de Porto dos Gaúchos (663 km ao Médio-Norte de Cuiabá) também deve passar por reforma, bem como a Escola Estadual "Nilce Maria Magalhães", de Diamantino (a 208 km de Cuiabá).

Às comunidades rurais de Itanhangá e São José do Rio Claro (respectivamente a 447 km e 315 km de Cuiabá), o parlamentar destacou a necessidade, verificada pessoalmente, de se construir novas unidades escolares. O distrito Simione, que fica a 30 km de Itanhangá, de acordo com Otaviano, abriga mais de 300 famílias e não possui escola para atender as crianças e adolescentes, que dependem do transporte escolar para estudar. Já os estudantes do assentamento "Santana D´Água Limpa" percorrem 20 km até a sede de São José do Rio Claro para chegar à escola.

"A construção dessas escolas proporcionará melhor qualidade de vida a esses alunos e ainda vai ajudar a evitar problemas educacionais, como a evasão e a repetência", disse Otaviano.

Ainda priorizando as regiões rurais, o parlamentar solicitou a ampliação da Escola Estadual "Alfredo Treuherz", situada na Gleba Mercedes, em Tabaporã (a 643km da Capital). "É uma região que está crescendo e há essa demanda. Mas é preciso que se ofereça instalação adequada para que haja condições de um processo ensino-aprendizagem sólido e eficiente". A indicação prevê ampliação de seis salas de aula e implantação de sala de vídeo, biblioteca e laboratório para ciências biológicas e químicas.

A construção de um novo prédio para abrigar a Escola Municipal "Lili Maria Konzen", que fica na comunidade "América do Norte", em Tabaporã, também foi solicitada. Ao município de Ipiranga do Norte (445 km de Cuiabá) foi pedida a implantação de um laboratório de informática para atender os 560 alunos, do pré à 4ª série, da Escola Municipal "Nossa Senhora Aparecida".

Esportes

À Secretaria de Esportes e Lazer foi pleiteada a construção de uma quadra poli esportiva para atender os alunos da Escola Estadual "Bromildo Lawisch".

A unidade escolar foi inaugurada com oito salas de aula e capacidade para atender mais 700 estudantes dos ensinos fundamental e médio. Contudo, não possui um local adequado para que os 656 alunos já matriculados façam suas atividades físicas.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232708/visualizar/