Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Abril de 2007 às 14:53

    Imprimir


"Precisamos sacudir a República!", disse o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), sobre a realização da X Marcha de Prefeitos a Brasília. O evento conta com a participação de cerca de três mil prefeitos, centenas de vereadores, parlamentares e outras autoridades públicas.

A Marcha a Brasília é o maior evento do movimento municipalista. Além de verbas para estruturar um serviço de emergência regional, os prefeitos reivindicam recursos para combate às endemias; o pagamento de precatórios; financiamento da Saúde; utilização do Fundeb para pagamento do transporte escolar; discussão do plano da Educação Básica; e aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios.

Municipalista convicto, Bezerra voltou a criticar o modelo federativo brasileiro. Segundo ele, o país vive, hoje, dois problemas graves que precisam ser enfrentados com urgência: o modelo econômico e a estrutura federativa.

A política econômica, disse Bezerra, precisa de uma nova feição para que promova desenvolvimento acelerado da economia, sendo que a principal mudança deve ser a política de juros. Resultado da atual estrutura é "essa taxa ridícula de crescimento", criticou.

Quanto ao modelo federativo, este é "um grave erro onde vamos ter que mexer um dia, com uma reforma tributária que garanta a redistribuição de recursos". Bezerra, que no Senado (1995/2003), foi presidente e depois relator da Comissão de Orçamento da União, é a favor da mudança do modelo de orçamento, de autorizativo para impositivo.

"Um país continental, com tudo centralizado em Brasília, não funciona. O prefeito, para construir um posto de saúde, por exemplo, tem que buscar recursos em Brasília, porque o município não tem condições de fazer. Isso é um absurdo", observou.

Ainda como senador, Carlos Bezerra articulou e coordenou o Prodeco (Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste), um projeto elaborado por todos os Estados do Centro-Oeste, envolvendo governos estaduais, bancadas federais, assembléias legislativas, universidades e entidades de classe na discussão de um programa de desenvolvimento para a região.

Desde a elaboração do Prodeco, a distribuição dos recursos ainda contempla e reforça a desigualdade regional, segundo Bezerra. "Nessas condições, o Brasil não conseguirá superar as suas desigualdades".





Fonte: Mato Grosso On-line

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232992/visualizar/