Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Abril de 2007 às 11:14

    Imprimir


A produção da indústria brasileira reagiu em fevereiro e registrou alta de 0,3% em relação a janeiro (com ajuste sazonal), de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa representa uma reposição das perdas de janeiro (-0,4%).

O desempenho da indústria veio dentro no teto das expectativas de analistas ouvidos pela Folha Online, que projetavam variação entre -0,3% e 0,6%. No primeiro bimestre o setor apresenta acréscimo de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria apresentou alta de 3% em fevereiro. O desempenho veio em linha com o esperado pelas projeções de analistas consultados: variação entre 2,1% e 3,6%. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 2,8%.

Entre os principais impactos positivos, na comparação com ajuste sazonal ,estão o refino de petróleo e a produção de álcool, que apresentou alta de 4,1% em razão do aumento em derivados de petróleo após paralisação de refinarias em janeiro. Também contribuíram positivamente os setores de material eletrônico e equipamentos de comunicações, com alta de 7,4%, e alimentos, com alta de 1,8%.

Os bens intermediários, que detêm o maior peso no índice, subiram 3,5% em fevereiro ante o mesmo mês de 2006. Na comparação com janeiro, a variação é de 0,5%. Os bens de capital subiram 14,3% frente ao mesmo mês do ano anterior e 0,1% na comparação com janeiro.

Os bens de consumo duráveis (veículos e eletrodomésticos, por exemplo) tiveram a maior alta percentual, de 1,2%, na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro passado, o setor registrou queda de 2,9%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233760/visualizar/