Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 31 de Março de 2007 às 16:06

    Imprimir


São Paulo - A Secretaria da Saúde de São Paulo decidiu fazer hoje (31) mais um Dia D de Combate à Dengue em todo o estado. Geralmente, a operação é realizada apenas em novembro, antes de começar o verão. Mas foi antecipada em razão do crescimento contínuo de casos confirmados da doença, principalmente nas regiões noroeste e norte paulista, por causa das ondas contínuas de calor.

Cerca de 20 mil pessoas estão atuando como agentes em 500 cidades, segundo o governo estadual. Haverá operação de caça aos mosquitos, coleta de pneus, vistoria de casas e praças, distribuição de panfletos e exposições.

A secretaria informa que 6 milhões de folhetos estão sendo distribuídos em escolas (2,3 mil, sendo cerca de um terço na capital), pedágios, estações rodoviárias e aeroportos. Nos trens urbanos, mensagens são transmitidas pelos alto-falantes internos. No Jardim Zoológico, Horto Florestal e Parque Villa-Lobos (o segundo maior da capital), foram montadas tendas em que as pessoas podem ver o desenvolvimento das larvas e os mosquitos.

Do início do ano até ontem, a secretaria confirmou 15.237 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, houve 18.774. Mas apesar da diferença - 19% a menos -, o Instituto Adolpho Lutz aponta aumento a cada semana que passa, em razão da onda de calor.

O governo confirma cinco casos de dengue hemorrágica no ano, em Hortolândia, Mirassol, Campinas, Ubatuba e Itanhaém (este último com óbito). No ano passado, foram 37, com seis mortes - oito morreram por dengue clássica. E 80% dos criadouros de mosquitos estão nas residências.

Para amplificar a prevenção e o combate, a secretaria informa que dotou o programa com R$ 20 milhões e criou um comitê de mobilização da sociedade civil, do qual participam entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto de Saúde, Imprensa Oficial do Estado, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Sindicato da Habitação e empresas concessionárias de serviços de transportes.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234280/visualizar/