Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Abril de 2013 às 16:49

    Imprimir


Mais de 30 mil CDs e DVDs foram encaminhados pelo Fórum de Cuiabá para destruição e reciclagem. O material estava vinculado a processos de quatro varas criminais, que tramitavam desde 2007 e foram encerrados. As unidades são fruto de apreensões na Capital em combate ao crime de pirataria. A trituração e destinação são realizadas por meio de uma parceria entre o Judiciário, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a empresa Recyclart.

 

Gestora do setor de apreensões do Fórum de Cuiabá, Ana Rita Gonçalves Pinheiro explica que os 30 mil CDs e DVDs foram encaminhados para destruição por determinação judicial. Pela lei, a recomendação é pela destruição, sem especificar a forma de eliminação do material ilegal. Porém, a diretoria do Fórum buscou parceria com a empresa para garantir a preservação do meio ambiente e contribuir com estudos acadêmicos. A Recyclart também é responsável pela destinação dos materiais eletrônicos encaminhados pela Justiça.



Antes, o material era destruído em caldeira, o que ocasionava na liberação de gases poluentes e deixava resíduos. Com a trituração das mídias, o papel e o plástico são separados e reciclados. Os fragmentos dos CDs e DVDs são levados para a UFMT, que armazena e faz o encaminhamento para laboratórios e outras universidades para extração de elementos químicos para reaproveitamento e estudos. 



O professor do Departamento de Administração UFMT, Einstein Lemos Aguiar, lembra que jogado ao tempo uma unidade deste material demora até mil anos para se decompor. Por isso a escolha do Fórum para destruição é a maneira mais adequada, uma vez que a reutilização é total. (As informações são do TJMT) W.S






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23452/visualizar/