Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Março de 2007 às 13:19
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Determinada a provocar a diversificação da economia, hoje baseada na avicultura, a administração municipal de Nova Marilândia, acaba de fomentar a criação de uma cooperativa de fruticultores, que inicialmente já plantou mais de 100 ha de abacaxi, totalizando cerca de 3 mil pés, e que no primeiro ano vai produzir mais de 3.200 toneladas da fruta. A cooperativa de fruticultores de Nova Marilândia, denominada de Marifrutas, nasce com 42 sócios.

O prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos, Cidinho, participou pessoalmente de todo o processo, dando todo o apoio necessário para consolidação do projeto, que pode representar a consolidação do programa de recuperação da economia do município, que estava em declínio, em razão do fim da extração mineral, principal atividade economia até o fim da década de 90. O município passou a viver novos tempos com a implantação da avicultura, mudando a vida de milhares de pessoas. Além do mercado regional em Tangará da Serra, que vai adquirir uma parte da produção, a cooperativa pretende colocar o produto na capital, São Paulo e Paraná, trabalho que está sendo feito pessoalmente pelo prefeito.

As famílias que integram a cooperativa, inicialmente estavam inseridas no projeto de avicultura, mas diante das novas exigências da empresa integradora, a Perdigão, os recursos que cada família tinham disponíveis, de R$ 13.500, serão insuficientes, optando então pela fruticultura, que vai aproveitar a chamada “cama de frango” como adubo orgânico. Com isso a administração municipal, estaria colocando em prática a segunda etapa do projeto de desenvolvimento econômico.

Ainda este ano, de acordo com Cidinho, outra cultura será implantada, a do maracujá.

Os cooperados se mostraram bastante otimistas com a nova atividade, na sua grande maioria são pessoas que viviam sem projeção de um futuro melhor e que agora vislumbram uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida.

No último sábado (24), uma reunião elegeu a diretoria e o conselho fiscal, que irá administrar a cooperativa, formada por Marco Aurélio da Silva Santos (Presidente), Adalton Ferreira de Andrade (Diretor Administrativo e Financeiro) e Aluízio Alírio Gonçalves (Diretor Secretário), além de seis membros do conselho fiscal.

Participaram do ato, os vereadores Valdemar Paniça, Ademar Soave, Manoel Fernandes e Edivaldo Souto. Os representantes da Empaer de Nova Marilândia e Nortelândia, Wanderlei Pereira e Rodoval Rodrigues Silva, respectivamente. O representante do Banco do Brasil, de Arenápolis, Gonçalo Lino de Souza, o Chefe de Gabinete da prefeitura, José Soares de Araújo, os Secretários de Obras, Gevaldo Antônio de Oliveira, de Agricultura, Carla Geovannia e o prefeito municipal, José Aparecido dos Santos.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234730/visualizar/