Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Março de 2007 às 16:34

    Imprimir


O secretário de Saúde de Cuiabá, Guilherme Maluf, entregou na manhã desta segunda-feira (26), ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo, um documento contendo às necessidades do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Em síntese, a atual administração quer reativar a velha UTI Adulto, com dez leitos - parada desde 2004 -, aumentar o repasse mensal que o Governo do Estado faz ao HPSMC (hoje de R$ 1 milhão e 70 mil/mês), e melhorar o teto de repasse por parte do Governo Federal.

Para reativar a UTI Adulto, conforme Maluf, são necessários cerca de R$ 400 mil. “Também pretendemos reequipar o Centro Cirúrgico”, observou. O secretário disse que está na expectativa de uma parceria mais ampla com o Governo do Estado. “A frente tarefa pela saúde, conforme se comprometeu o deputado Sérgio Ricardo, é fundamental para que tenhamos um atendimento eficiente e de qualidade”, disse.

Guilherme Maluf fez questão de mostrar ao presidente da Assembléia que 25% do atendimento no HPSMC é proveniente de pacientes de outros municípios, estados e até países. A média de atendimento diário no Pronto Socorro é de 600 pessoas. “Só com o atendimento de pacientes de outras localidades consumimos 40% do orçamento da saúde”, ponderou.

A Prefeitura de Cuiabá investiu, em 2006, 22% do seu orçamento no setor da saúde, uma vez que a Constituição Federal exige 15%. O Governo do Estado, conforme o documento, investe apenas 12% do seu orçamento com a saúde da população de Mato Grosso. “Só com uma força tarefa e o comprometimento do Estado e da União é que teremos condições de melhorar a saúde da população cuiabana”, disse.

“Temos de deixar as questões partidárias de lado e unir forças no sentido de resolver um problema histórico em Cuiabá, que é o da saúde pública”, afirmou Guilherme Maluf. A prioridade, para o ponto de partida, reside conforme o secretário, no aumento do repasse feito pelo Governo do Estado, reativação da UTI Adulto e reequipar o Centro Cirúrgico do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234997/visualizar/