Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 24 de Março de 2007 às 07:42

    Imprimir


A expectativa da pecuária mato-grossense é viabilizar a expansão das exportações do setor, considerando os resultados da inspeção realizada pela equipe de técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário (FVO) da União Européia no estado, entre os dias 19 e 26 de março. Estão sendo visitados pelos técnicos europeus, matadouros, frigoríficos, certificadoras e postos de fronteira. Eles também vão conhecer detalhadamente o sistema de rastrealibidade de bovinos e, ainda, todo o sistema de controle sanitário de Mato Grosso. As medidas adotadas pelo governo brasileiro no controle da febre aftosa também serão analisadas pela missão composta por seis técnicos divididos em três grupos.

Segundo Luiz Carlos Meister, consultor de Pecuária da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), é muito importante a confirmação, por parte dos técnicos europeus, que os focos de febre aftosa registrados em Mato Grosso do Sul e na Bolívia não comprometeram o rebanho mato-grossense que mantém o status de zona livre da doença.

Quanto ao trabalho de rastreabilidade, Meister considera que o sistema está sendo feito de forma eficiente, porém ainda precisa avançar em termos de quantidade. “O relatório final sobre esta inspeção deverá ser divulgado em aproximadamente 60 dias e nós esperamos que ele seja positivo para o Estado, porque aí, nós daremos início ao processo de habilitação do restante da área de Mato Grosso para a exportação do produto para o mercado Europeu. Se tudo correr conforme nós desejamos, possivelmente até o início do ano que vem, nós possamos alcançar o tão almejado sonho de habilitação de 100% do território de Mato Grosso”, afirmou Meister.

Embora Mato Grosso não registre nenhuma ocorrência de foco de febre aftosa há 11 anos, levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) aponta que apenas 49% do rebanho bovino do Estado estão credenciados a entrar na União Européia. Outros 51% do rebanho não estão habilitados para o comércio internacional quando o destino é o bloco europeu.

INSPEÇÃO – O grupo de técnicos percorrerá as instalações do frigorífico do Grupo Quatro Marcos, em Cuiabá, filial já habilitada para exportação para a União Européia. As unidades da mesma empresa em Vila Rica e Juara, que ainda não têm permissão de venda, bem como unidades dos municípios de Colíder, Sinop, Mirassol D Oeste e Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Pedra Preta também foram inspecionadas.

Os técnicos devem observar principalmente os postos da divisa de Mato Grosso com a Bolívia. O Estado tem 750 km de fronteira seca com o país vizinho, onde no final do mês de janeiro foram detectados quatro focos de febre aftosa em distritos do Departamento de Santa Cruz de La Sierra. Os resultados da inspeção serão avaliados pela secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235299/visualizar/