Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Março de 2007 às 15:06

    Imprimir


Gestores da Unemat e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) estão hoje (23.03) desde 8h00 no campus regional da Universidade do Estado de Mato Grosso em Barra do Bugres.

A parte da manhã foi dedicada à apresentação do campus e visita às dependências e instalações da Universidade. A Unemat atende 1.200 acadêmicos em cursos regulares, do município e região. São seis graduações ofertadas: Matemática, Ciências da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Arquitetura e uma turma especial de Direito. Além das turmas regulares, abriga um curso inovador na América Latina: Terceiro Grau Indígena, que qualifica índios de diferentes etnias para a atuação na docência em suas aldeias.

Para atender a esse público são 80 professores, sendo 80% deles efetivos. A maioria desses profissionais ingressou na Instituição no último concurso público realizado em 2006 e trouxe na bagagem, além da experiência profissional, projetos de pesquisa e extensão. Somam recursos na ordem de R$ 1 milhão, vindos de agências de fomento, como Fapemat, CNPQ e Finep.

Em contrapartida ao crescimento do campus, a demanda emergente apresentada pela coordenação regional é a necessidade de ampliação de infra-estrutura, com a construção de mais salas de aula, laboratórios e biblioteca.

“Tecnologia é o nosso forte”, definiu o coordenador em exercício, Alexandre Gonçalves Porto. Dentre as potencialidades regionais apontadas, o desenvolvimento de software, automação industrial, projetos arquitetônicos com uso de novos materiais, levantamentos estatísticos e novos projetos agroindustriais.

Pela manhã, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, e o Reitor da Unemat, Taisir Karim, encontram-se também com o Diretor Presidente do Grupo Barralcool para discutir a possibilidade de cooperação entre os setores, que resultaria na concessão de área para ampliação da Unemat.

Para hoje está previsto ainda atendimento individualizado a representantes docentes, DCE e comunidade, além do Prefeito Municipal e Presidente da Câmara.

Integram a comitiva da Unemat em Barra do Bugres, além do Reitor Taisir Karim, os Pró-Reitores, Carolina Joana da Silva (PRPPG), Agnaldo Rodrigues (PROEG) e Ilário Straub (PREC). Como representantes da Secitec, estão presentes, o Secretário, Chico Daltro, a Secretária Adjunta, Ilma Grisoste, e a Superintendente de Ensino Superior, Inês Costa Marques.

Até o mês de julho a Secitec irá visitar todos os campi da Unemat. Serão encontros quinzenais, uma vez por mês na sede em Cáceres e, a outra, em uma das 11 unidades universitárias espalhadas por todo o Estado.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235363/visualizar/