Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Março de 2007 às 15:58

    Imprimir


Irritado com a repercussão negativa que a proposta de criação de uma rede nacional de televisão teve nos últimos dias, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta quarta-feira que o governo não pretende criar uma TV estatal, mas uma rede pública de televisão com o objetivo de divulgar políticas públicas.

"TV estatal é o que o [Hugo] Chávez [presidente da Venezuela] faz, TV estatal é o que se faz em Cuba. TV estatal é o que se fazia na Polônia, TV estatal se fazia na antiga União Soviética. E eu estive em todos esses lugares para saber perfeitamente qual é a diferença entre estatal e pública", rebateu Costa. Segundo ele, sua proposta "honesta" foi recebida com uma "metralhadora".

A proposta do ministro foi recebida com preocupação no Congresso Nacional, e Costa deverá prestar esclarecimentos sobre o assunto aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara na quarta-feira da próxima semana.

"Não tem ninguém querendo fazer TV estatal, não tem ninguém querendo fazer culto de personalidade, nós estamos querendo abrir as ferramentas da TV moderna, da TV digital", afirmou o ministro.

Segundo ele, o assunto ainda será discutido com a Casa Civil e o presidente da República, mas passará por uma discussão no Congresso, que teria a "última palavra, se quiser, em termos de TV pública no país".

PPP

Ao defender a proposta de se criar uma rede nacional de televisão pública, o ministro explicou que o modelo de financiamento dessa TV poderia inclusive ser o de uma parceria público-privada.

Ele citou o exemplo do canal Futura, das Organizações Roberto Marinho, que contaria com apoio de empresas em determinados projetos.

Segundo Costa, uma forma de financiar essa emissora seria conceder descontos no Imposto de Renda para as empresas que participarem de um "projeto social importante" realizado pela TV pública.

A estrutura já montada hoje para o funcionamento da Radiobrás, que cobre cerca de 30% do território, poderia ser modernizada e ampliada, para que o seu conteúdo chegue a todo o país, na avaliação do ministro.

Conteúdo

Hélio Costa também voltou a manifestar suas divergências com o ministro da cultura, Gilberto Gil, que ficaram explícitas principalmente durante as discussões sobre a escolha do padrão brasileiro da TV digital, no ano passado.

"Eu não falei de conteúdo, de quem vai fazer a programação. Não disse se é para mostrar a cara do presidente, se é para o programa A ou B. Quem se intitula em querer falar de TV pública, e eu não sei quem lhe deu essa delegação, é o Ministério da Cultura. Fique com eles [essa competência], estou passando de papel passado. Por favor, quando quiser falar de TV pública agora, pergunte ao ministro Gilberto Gil. Não é mais comigo", disse Costa.

A proposta levada por Costa ao presidente Lula sobre a rede nacional de TV pública não foi bem aceita no meio cultural, onde avaliou-se que o ministro das Comunicações estaria atravessando as competências do Ministério da Cultura, que mantém um Fórum Nacional de TVs Públicas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235714/visualizar/