Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Março de 2007 às 09:37
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


O deputado Guilherme Maluf (PSDB) assume hoje a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, com o desafio de fazer funcionar com eficiência todo o sistema. O parlamentar licenciado já tem a lista de algumas de suas ações, que devem mexer com o setor mais problemático da administração do prefeito Wilson Santos (PSDB). A posse de Maluf acontece em ato de solenidade pública, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). Em seu lugar na AL, assume o suplente de deputado estadual Carlos Avalone, ex-secretário de Governo Dante de Oliveira, ambos PSDB.

De acordo com Maluf, a saúde cuiabana deverá ser moderna e capaz de garantir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com policlínicas, postos de saúde, distribuição de remédios e o Pronto-Socorro de Cuiabá, funcionando conforme a legislação municipal de saúde.

Maluf garante que vai implantar os Pronto-socorros do Coxipó e Grande CPA. Para isso, ele disse que conversará com o governador Blairo Maggi (PR), com objetivo de incluir o Estado nessa empreitada. O futuro secretário afirmou ainda, que ampliará o atendimento e, o quadro de pessoal, capacitando Agentes Comunitários nos programas de saúde, como o Programa de Saúde Familiar (PSF).

Já para por fim as possíveis greves dos profissionais da saúde, Maluf tem planos de criar e aprovar na Câmara dos Vereadores de Cuiabá, uma lei instituindo com exclusividade, à categoria, um Plano de Carreira e Salários dos Servidores da Saúde (PCCS).

A missão de Maluf é considerada uma tentativa de contemplar os servidores, que não foram atendidos, no último PCCS aprovado, mas vetado pelo prefeito Wilson Santos. Ainda no PCCS, Maluf quer reativar o pagamento da gratificação de insalubridade para quem atua nas áreas de risco. “São direitos dos servidores que podem melhorar sua atuação no desempenho da função”, alegou Maluf.

Ele admite também promover auditoria em todas as áreas problemáticas da saúde municipal. Mas antes, quer incrementar ações de prevenção de saúde pública, com programa de vacinação de crianças e idosos, manter estoques de medicamentos adequados e suficientes ao atendimento público municipal, além de articular uma política de saúde à rede de saneamento básico, que avaliados por Maluf, são políticas complementares e de reflexos recíprocos.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235807/visualizar/