Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Março de 2007 às 08:46

    Imprimir


O papa Bento 16 nomeou nesta quarta-feira o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Odilo Pedro Scherer, 57, para assumir o comando da Arquidiocese de São Paulo.

Dom Odilo foi escolhido para suceder dom Cláudio Hummes por sua proximidade com o Vaticano e juventude.

Em outubro do ano passado, dom Cláudio foi nomeado pelo papa para ocupar o posto de prefeito da Congregação para o Clero. Ele deixou a arquidiocese em 3 de dezembro para assumir o cargo no Vaticano. Em seu lugar, estava provisoriamente dom Manuel Parrado Carral, bispo-auxiliar de São Paulo.

Com a nomeação, dom Odilo deve ser empossado antes da viagem do papa ao Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio.

Dom Odilo nasceu em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS). Mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi ordenado padre em 1976, no Paraná.

Por sete anos, entre 1994 e 2001, foi oficial da Congregação para os Bispos. Dom Odilo foi bispo auxiliar de São Paulo de 2002 a 2007, secretário-geral da CNBB de 2003 a 2007, e secretário-geral adjunto da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em maio de 2007.

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, e o bispo auxiliar de São Paulo, dom Pedro Luiz Stringhini, também foram cotados para o comando da Arquidiocese de São Paulo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235824/visualizar/