Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Março de 2007 às 06:09

    Imprimir


O crescimento da economia latino-americana se manterá firme em torno de 4,8% e 5% este ano, depois de três anos consecutivos de forte crescimento, mas dependerá do que ocorrer nos Estados Unidos, afirmou o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, ao apresentar o informe anual de sua instituição.

"Não acreditamos que será tão alto como em 2006", quando chegou a 5,3%, destacou. O BID realiza até terça-feira sua assembléia anual de governadores na Guatemala.

"Tudo dependerá do que acontecer com a economia americana", insistiu Moreno. Segundo o informe do Banco, "uma recessão nos Estados Unidos se traduziria em uma redução de pelo menos dois pontos percentuais nas expectavas de crescimento da região".

"Nossas economias estão muito sincronizadas com o que acontecer na americana", recordou o presidente, embora o crescimento latino-americano dos últimos anos também tenha se beneficiado da forte demanda de matérias-primas pelos gigantes asiáticos, China e Índia.

Segundo Moreno, as exportações da região subiram 21,4% em 2006, acumulando seu quarto ano consecutivo de aumento.

Apesar do forte crescimento, a América Latina, a região com as maiores desigualdades do mundo, não conseguiu reduzir significativamente a pobreza nem aumentar a competitividade.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236220/visualizar/