Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Março de 2007 às 15:53

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, ministra aula inaugural nesta segunda-feira (12), marcando o início do ano letivo, em 2007, do CuiabáVest, o cursinho pré-vestibular comunitário oferecido gratuitamente pela prefeitura. O evento será às 19 horas, no ginásio poliesportivo do colégio São Gonçado, no bairro do Porto. A expectativa é de que 2,5 mil pessoas participem, entre alunos, ouvintes e autoridades convidadas.

A exposição sobre história de Mato Grosso terá duas horas de duração e contemplará assuntos como bandeirantismo, as monções, fundação do Arraial da Forquilha, a descoberta das Lavras do Sutil, fundação do Arraial Bom Jesus de Cuiabá e suas conseqüências. Na ocasião, os alunos serão apresentados à equipe de 37 professores, bem como o material didático confeccionados por eles.

Segundo o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec) e coordenador do projeto, Sérgio Cintra, a iniciativa permitiu uma redução sensível de custos, sem que houvesse perda na qualidade das apostilas. Ele acrescenta que toda programação para o ano letivo já está pronta, com a definição das datas comemorativas, simulados e madrugadão. “Tudo isso será colocado aos estudantes nesse primeiro dia de aula”.

Em 2007, as 2.250 vagas oferecidas foram disputadas por 6.398. As provas aconteceram no dia 25 de fevereiro. Na última quinta-feira (08), saiu a lista da 2ª chamada de aprovados e, na segunda-feira (12), sairá a 3ª lista, caso existam vagas remanescentes. Na primeira versão do projeto, lançado no ano de 2005, o cursinho ofereceu 750 vagas, cerca de 490 alunos prestaram o exame, das quais 46 foram aprovados em vestibulares de universidades públicas.

Já no ano de 2006, dos 1,5 mil que freqüentaram as aulas, 843 fizeram as provas (o restante não teve condições de pagar a inscrição), sendo que 181 obtiveram colocação nas Universidades Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Federal de Mato Grosso (UFMT). O índice de aprovação saltou de 9% para 21,5%, em dois anos, entre cursos como Serviço Social, Pedagogia, Matemática, Engenharia, Filosofia, Biologia, Letras e História.

Infra-estrutura - O cursinho conta com 37 professores de diversas áreas que atuam simultaneamente nos melhores colégios da Capital. As aulas acontecem das 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. No sábado, das 15 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 11 horas. Uma vez por ano, é realizado ainda o “madrugadão”, evento que reúne os estudantes para um intensivo das 19 horas às 7 horas do dia seguinte. Outro aliado no sucesso da iniciativa é o material didático de qualidade e com índice de 90% de aprovação pelos alunos. As aulas não acontecem em nove pontos, de várias diferentes da cidade, para facilitar o acesso.

Perfil - Os alunos que freqüentam o cursinho comunitário têm idades entre 20 e 65 anos, a maioria mulheres, afrodescendentes, desempregados ou com baixa renda familiar, que moram de aluguel, têm mais de um filho ou parentes numa mesma residência. O objetivo é justamente atender esse tipo de clientela, que obtêm todo curso e apostilas inteiramente grátis. A seleção dos alunos é feita a partir de duas etapas. A primeira delas é uma prova de interpretação de texto e lógica, com peso de 50 pontos. Mas o que conta mesmo é a análise socioeconômica, que vale 150 pontos. A classificação depende da somatória entre as duas notas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237497/visualizar/