Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Março de 2007 às 16:57

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está em fase de implantação de um ousado programa de biocombustível na Capital. O anúncio é do secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira. Ele observa que o programa vai atuar diretamente com as comunidades rurais. “Vamos implantar de 15 a 17 unidades de irradiação tecnológica da cultura do pinhão manso. A meta é atuar em comunidades que utilizam a mão-de-obra familiar, garantindo trabalho, renda e a comercialização da produção”.

“Temos de estabelecer mecanismos eficazes para mudar a situação dos produtores que utilizam a mão-de-obra familiar da Baixada Cuiabana”. Daí – acrescentou – o programa de incentivo ao cultivo do pinhão manso. De imediato, conforme o secretário, a Prefeitura vai atuar com cerca de 17 unidades. Cada uma vai plantar, experimentalmente, um hectare de pinhão manso. Os trabalhos estão centralizados na Diretoria de Agricultura. A expectativa, conforme o diretor de Agricultura, Waldebran Coelho, é incentivar, de forma racional e assistida, a cultura do pinhão manso nas comunidades rurais da Capital.

O secretário João Vieira adiantou, ainda, que uma indústria de biocombustível, a Cooperbio, já está em fase de construção de uma unidade no Distrito Industrial de Cuiabá. “A meta é incentivarmos a plantação do pinhão manso. Inclusive, as unidades experimentais vão funcionar como multiplicadoras para novos plantios. Quanto mais matéria-prima, mais indústrias virão para Cuiabá”, resumiu, acrescentando que a determinação do prefeito Wilson Santos é atuar firmemente na geração de emprego e renda, “garantindo mais qualidade de vida, também, para a população da zona rural”.

João Vieira acredita que o programa vai revolucionar a zona rural de Cuiabá. Ele observa que cada uma das unidades experimentais produzirá, já na primeira floração (de 5 a 6 meses após a plantação), pelo menos 150 quilos de semente. “Uma produção dessa garante a expansão da área de plantio para mais de 1.500 hectares”, disse. Para se ter uma idéia, só a Cooperbio, que está sendo implantada no Distrito Industrial, terá capacidade de industrializar a produção de 15 mil hectares de pinhão manso. A Cooperbio inicia suas atividades industriais em outubro deste ano.

As primeiras comunidades rurais que vão receber o projeto são as seguintes: Aricazinho, Rio dos Couros, Lajinha, Bandeira, Novo Milênio, Gleba Tucum, Bocaiuval, Aguaçú, Carioca, Machado, Cinturão Verde do Pedra 90 e São Jerônimo.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237625/visualizar/