Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Março de 2007 às 07:59

    Imprimir




O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) entregará acervos especiais – mais de dois mil títulos – para formação de bibliotecas de nove Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) da região Centro-Oeste. A entrega dos acervos será nesta quinta-feira (08), às 15h30, na EFA do município de Orizona (GO). Mato Grosso será um dos estados contemplados. Monitores e supervisores das escolas estarão reunidos no local para planejamento de suas ações pedagógicas.

A partir das 14h, serão capacitados 18 agentes de leitura (dois por escola) que ficarão responsáveis pela organização de suas bibliotecas, pelo empréstimo de livros e pelo incentivo à leitura. Ao final da oficina, os acervos serão entregues às EFAs localizadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

A ação está sendo organizada pela SRA/MDA com o apoio da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT).

Biblioteca Família Agrícola

O Projeto Bibliotecas Famílias Agrícolas (BiblioEFAs) é uma extensão do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, que implanta bibliotecas em comunidades rurais. O projeto tem como objetivo apoiar a formação de acervos especiais que ajudarão a implantar ou ampliar as bibliotecas das Escolas Famílias Agrícolas.

Cada BiblioEFA é formada com acervo inicial de 250 títulos nas áreas de interesse para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos das Escolas Famílias Agrícolas e das Casas Familiares Rurais, e mais outros títulos nas áreas de literatura para jovens e adultos. A EFA indica duas pessoas para serem capacitadas em técnicas de organização, manutenção e empréstimo dos acervos.

O projeto foi lançado em novembro de 2006, em parceria com a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) e a rede CEFFAs, e já entregou acervos para 83 escolas de 10 estados. A previsão é de que ainda em 2007 todas as 232 EFAs terão suas bibliotecas implementadas.

Também apóiam essa iniciativa, com a doação de livros, o Ministério da Educação/FNDE, a Confederação Nacional de Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e as demais secretarias do MDA (de Desenvolvimento Territorial e de Agricultura Familiar), organizações não-governamentais (ONGs) e editoras que publicam material de interesse para o meio rural.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237984/visualizar/