Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 05 de Março de 2007 às 17:26

    Imprimir


O governador Eduardo Campos (PSB) lançou hoje o Pacto pela Vida. "A segurança agora é meta de todas as áreas do governo", afirmou, ao explicar o Pacto, que prevê um planejamento estratégico, com metas, prazos, programas e acompanhamento, com a participação dos três poderes, dos governos federal, estadual e municipal e da sociedade civil organizada. O governador será o coordenador e responsável e a ele devem ser dirigidas as cobranças por resultados.

O objetivo é reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco, Estado que lidera o ranking de homicídios no País segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros - realizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) -, divulgado no final do mês passado. O estudo também aponta o Recife como a capital brasileira com maior número de homicídios de jovens.

O primeiro passo para o Pacto foi dado com a criação - através de decreto assinado hoje - de um fórum que irá definir o Plano Estadual de Segurança Pública, a ser apresentado dia 30 de abril. O fórum será integrado por 12 secretarias de Estado - seis delas especiais - e 15 entidades da sociedade civil organizada que trabalharão em câmaras temáticas abrangendo, entre elas, a prevenção da violência, controle externo da polícia, sistema prisional, sistema de justiça criminal, criança e adolescente, mulher, juventude, drogas. O mesmo decreto prevê a realização da I Conferência Estadual de Segurança Pública, no segundo semestre de 2008, para rever o Plano Estadual de Segurança Pública.

Eduardo Campos destacou o pioneirismo do projeto, pela concepção integrada e por primeiro definir o que é preciso fazer, o que é possível fazer, como fazer. Doze entidades civis ligadas ao tema da segurança estiveram presentes ao lançamento do Pacto pela Vida, no Palácio do Campo das Princesas.

Presidente do Instituto Antonio Carlos Escobar (Iace) - , José Carlos Escobar o considerou "um avanço". "Não pelos documentos e papéis, mas pela postura do governador, que assumiu o compromisso de levar o projeto à frente", explicou. Ele garantiu que o Iace - criado a partir da morte brutal do seu irmão, o médico Antonio Carlos Escobar, assassinado na avenida Boa Viagem, na zona sul do Recife, ao tentar ajudar uma mulher que estava sendo assaltada - irá fazer a sua parte na tentativa de tirar Pernambuco "da situação degradante" em relação à violência: "Vamos sugerir, cobrar, criticar, acompanhar".





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238530/visualizar/