Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Março de 2007 às 16:32

    Imprimir


O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, praticamente descartou hoje (5) a possibilidade de exportar álcool para os Estados Unidos. Segundo Gabrielli, a sobretaxa de 0,54 centavos de dólar por galão, cobrados atualmente aos países exportadores por parte do governo norte-americano, torna “impossível” a competição junto aos produtores daquele país.

“Não podemos desconsiderar que os Estados Unidos são o maior mercado consumidor do mundo. Ele chega a ser 21 vezes maior do que o mercado brasileiro. É claro que queremos fazer parte deste mercado. Mas com a proteção atual da sobretaxa sobre o preço do galão do álcool importado fica impossível competir com os produtores de milho do país”.

DE Acordo com o presidente da Petrobras, para que a estatal brasileira venha a participar deste mercado é necessário que o governo norte-americano reduza as tarifas cobradas na importação. “Esse é o principal empecilho para que entremos no mercado norte-americano de etanol”, afirmou.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visita o Brasil na próxima semana e um dos temas que será discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser a questão do etanol.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238541/visualizar/