Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Março de 2007 às 14:42
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi esteve reunido na manhã desta segunda-feira (05.03), em seu gabinete, com toda a bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional. O objetivo do encontro, segundo o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, foi o de estreitar ainda mais o relacionamento do Governo do Estado com os deputados federais e senadores e propor a realização de uma reunião mensal para a discussão de projetos de interesse do Estado.

Em especial nesta primeira reunião, Yênes fez uma apresentação e distribuiu os exemplares impressos dos programas MT+20 e do MT Regional aos parlamentares. “O governador pediu para que nós apresentássemos o MT+ 20, que valoriza principalmente o seu conselho de supervisão formado por todos os segmentos da sociedade civil e dos poderes constituídos. Estamos inaugurando a partir de agora uma nova era no relacionamento com a bancada federal e todos os outros poderes. Como eles representam o Estado precisam estar envolvidos na execução do programa”, afirmou. Ele revelou que os programas foram bem recebidos pelos parlamentares, que também concordaram em participar da reunião mensal sugerida pelo governador.

O secretário destacou que o Governo Blairo Maggi faz uma gestão de resultados e com visão de futuro e devido às transformações por que passa o Estado é necessário que o MT + 20 seja acompanhado de perto e que receba sugestões e adequações. Yênes explicou que o MT + 20 é um programa que planeja o desenvolvimento sustentável e a diminuição das desigualdades sociais no Estado. “Agora ele está saindo do papel para ser executado”, ressaltou Yênes.

“Já o MT Regional, que também é um programa governamental, pode ser considerado como um modus operandi do próprio governo, uma forma com que serão tratados os problemas dos municípios. Trabalharemos com o envolvimento de toda a estrutura do governo numa ação conjunta priorizando os consórcios regionais e tendo em vista as cadeias produtivas de cada região”, observou Yênes.

O secretário lembrou que este mês de março é o momento para a elaboração dos projetos que estarão incluídos no Plano Plurianual 2007/2011. “Daí a necessidade desse entrosamento entre governo federal, estadual, parlamentares e municípios”, justificou.

Atualmente o MT Regional já trabalha com 14 consórcios regionais e tem como proposta articular municípios de cada região para ações de interesse comum. O MT Regional, coordenado pelo secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, terá inaugurada a sua sede às 15 horas de hoje, ao lado da agência do Banco do Brasil no Centro Político e Administrativo (CPA)

Avaliação

Na avaliação do deputado federal Carlos Bezerra, a reunião foi muito positiva e conseqüente, pois sugere uma aproximação maior do governo do estado com a bancada federal. Sobre os programas apresentados, ele destacou a importância da transparência e participação. “Tem que ser assim, tudo feito em cadeia, com a participação de todos. Inclusive nós também participamos do MT+20. Todos foram ouvidos, temos participação nele”, afirmou Bezerra.

Ao sair da reunião, o deputado Eliene Lima elogiou a busca de uma atuação conjunta entre os parlamentares em favor de Mato Grosso. “O governo quer uma bancada unida para fortalecer o Estado de Mato Grosso e isso é muito bom”, assinalou.

O deputado Carlos Abicallil afirmou que a reunião foi produtiva e se chegou a um entendimento sobre o traçado de estratégias para o desenvolvimento de Mato Grosso. “Essa iniciativa e o novo modelo de arranjo produtivo apresentado pelo governo do Estado nos leva a apoiar esses projetos”, disse ele.

Os programas do governo do Estado que visam reduzir as diferenças sociais em todo o Estado foram classificados como muito importantes e bons pelo senador Jaime Campos. “Achei muito bons os programas capitaneados pelo governador Blairo Maggi”, afirmou o senador.

Para o deputado Homero Pereira, o fato de o governador propor novas reuniões estabelece um contato maior com a bancada, já que o governo precisa do seu apoio no Congresso Nacional. “O governador quer uma sintonia da bancada para desenvolver os projetos estratégicos de desenvolvimento de Mato Grosso”, observou ele.

A senadora Serys Shlessarenko destacou, após o término da reunião, que este tipo de encontro é importante. “Espero que eles continuem, porque Mato Grosso é maior do que as diferenças políticas entre os partidos. O MT+20 é um programa que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população e é essa a nossa luta”, ressaltou.

Participaram da reunião com o governador, além do vice-governador Silval Barbosa, os três senadores por Mato Grosso; Jonas Pinheiro, Jaime Campos e Serys Shlessarenko e todos os oito deputados federais; Carlos Abicallil, Carlos Bezerra, Eliene de Lima, Homero Pereira, Pedro Henry, Telma de Oliveira, Valtenir Pereira e Wellington Fagundes.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238577/visualizar/