Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Março de 2007 às 13:48
Por: Roberto Dock Bombonato

    Imprimir


Senadora Serys discute Ferrovia Norte Sul com Agência Nacional de Transportes Terrestres A Senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) recebeu nesta quinta-feira juntamente com o Senador Jaime Campos (PFL/MT), no gabinete do Senador, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Gregório Rabelo, para tratar do projeto de ferrovias para a região do Estado do Mato Grosso.

No encontro, Gregório apresentou um estudo de viabilidade técnica da Norte Sul, já licitado, que contempla prioritariamente a rede de transporte da região do Brasil Central, onde se constata atualmente um processo acelerado de ocupação econômica e onde se prevê crescentes pontos de estrangulamento da oferta de transporte para atender à demanda. Essa área , de influência direta, compreende a região Centro-Oeste do Brasil (Distrito Federal e Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul), Estados de Tocantins, Rondônia e partes dos Estados de Minas Gerais, Pará, Bahia, Maranhão e Piauí. O projeto final será apresentado até junho deste ano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com o que diz respeito ao Mato Grosso, o estudo da ANTT mostra que a região é, há algum tempo, a mais importante do País quando se fala em produção de grãos e a mais carente quando se fala em escoamento de produção. As projeções do estudo mostram que a área contemplada com o ramal ferroviário no Estado e com o Eixo setentrional, que incluirá outros modais, terá capacidade de produzir 150 milhões de toneladas/ano em 2015. Só o ramal ferroviário de Mato Grosso terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento. Além disso, o transporte será feito a custos bem mais competitivos tanto para o mercado interno quanto para o externo. O projeto propõe saída da ferrovia de Lucas do Rio Verde até Miracema no Tocantins e Araguaína com destino a Belém e Maranhão.

Para a Senadora, os debates sobre a construção da Norte Sul são sempre muito importantes já que beneficiará diretamente a economia e o desenvolvimento do Estado. Para Serys, as estradas infelizmente não são suficientes no o escoamento da produção de Mato Grosso. “A ferrovia vai resolver o problema e aumentar a produção do nosso Estado, os trilhos são nossa melhor saída” , afirma a Senadora.

Serys disse ainda que irá encaminhar juntamente com o Senador Jaime Campos requerimento para audiência pública na comissão de Infra-estrutura do Senado Federal propondo uma discussão com a ANTT e outros interessados sobre o projeto.

Os Senadores Jaime e Serys irão propor também uma audiência pública na cidade de Lucas do Rio Verde para debater o projeto junto a sociedade civil da região. Além disso, uma das exigências dos Senadores do Estado é estabelecer como prioridade a chegada da Ferronorte que já está em Mato Grosso indo até Rondonópolis e chegando em Cuiabá.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238598/visualizar/