Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Março de 2007 às 10:15
Por: Rosana Vargas

    Imprimir


Em Mato Grosso, a mulher está presente nos cargos de direção em 56% das cooperativas e no país, a participação de dirigentes mulheres é de apenas 12%.

As mulheres têm um longo caminho a percorrer dentro do cooperativismo brasileiro, mas em Mato Grosso, esse caminho é menor. Hoje, das 152 cooperativas registradas no Estado, em 85 delas, ou seja, 56%, a mulher ocupar um cargo na diretoria. Em 19 cooperativas, a mulher é a representante máxima e ocupa a presidência, em 38, elas são Conselheiras Fiscais e em 47 cooperativas mato-grossenses elas fazem parte do Conselho Fiscal.

A realidade em Mato Grosso é bem melhor do que a da média brasileira. De acordo com levantamento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a participação de dirigentes mulheres ainda é pequena, com 12%, contra 88% de dirigentes homens. Em relação ao quadro de cooperados, a participação feminina é de 25% e a masculina, de 75%. Já no quadro de empregados de cooperativas, 40% são mulheres e 60%, homens.

Para o presidente da OCB/Sescoop – MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “essa separação entre homens e mulheres deve deixar de existir, pois essa diferença entre as características físicas tem que ser natural e não diferencial”. Para o presidente, a mulher tem os mesmos direitos dos homens. Mas enquanto isso não acontece, Onofre Cezário acredita na necessidade de iniciativas, para estimular a participação das mulheres e dos jovens no Sistema. “Nós vamos continuar a fomentar a participação de mulheres e jovens nas cooperativas, mas nunca na visão separatista”, explica.

Mas, as mulheres estão se mobilizando para mudar esse cenário. Desde 1999, as cooperativistas realizam encontros e seminários para se posicionarem dentro do Sistema no Brasil. Segundo dados da OCB, mais de 60 eventos foram realizados nos últimos cinco anos, com propostas de aumentar sua participação efetiva nas cooperativas.





Fonte: Assessora de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238641/visualizar/