Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Março de 2007 às 09:55

    Imprimir


O clima dos últimos dias está contribuindo para os agricultores intensificarem a colheita da soja. Com a estiagem, cerca de 50% da área cultivada - aproximadamente 300 mil hectares - foram colhidos, de acordo com o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes. A previsão é que os trabalhos encerrem ainda neste mês. “Ainda temos algumas chuvas, mas nada que esteja afetando”, declarou.

A existência de casos de ferrugem em algumas plantações da região foi diagnosticada por pesquisadores, mas não devem afetar a produtividade já que estão sendo feitas aplicações de fungicidas, controlando os focos.

A área cultivada nesta safra é um pouco menor se comparada com o ano passado, de aproximadamente 330 mil hectares. As dificuldades em obter créditos para o plantio e a falta de expectativa de bons preços estão fazendo com que alguns produtores deixem de investir na cultura e migrem para outras variedades, como é o caso do algodão.

A medida que a colheita avança, muitos agricultores aproveitam também e plantam o milho safrinha, que neste ano deve ocupar uma área de aproximadamente 80 mil hectares, segundo a Secretaria de Agricultura.

A cultura também tem se destacado em outros municípios, como Sorriso, onde a área plantada dobrou este ano, passando de 200 mil hectares.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238647/visualizar/