Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 04 de Março de 2007 às 18:35

    Imprimir


O Brasil exportou mais de U$ 5,5 milhões de produtos orgânicos de agosto de 2006 a janeiro de 2007, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O dado, divulgado na semana passada, é o primeiro depois que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) criou, em julho, um campo para classificação especial de esses produtos dentro do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). O campo é preenchido pelo exportador, classificando seu produto como orgânico.

“O mercado de orgânicos já movimenta no mundo US$ 40 bilhões por ano e o Brasil pode conquistar uma boa fatia dele”, comentou o secretário executivo da Camex, Mário Mugnaini, em entrevista à TV NBR. Para o secretário, o melhor caminho para isso é levar os produtores brasileiros às feiras internacionais. A maior feira delas é a Biofach, realizada em Nurembergue, na Alemanha. A edição de 2007 aconteceu em 15 de fevereiro, com a presença de 2.566 expositores de 116 países.

O crescimento do setor “deve ficar em torno de 20% ao ano, considerando que ainda é um mercado novo”, avaliou Mugnaini.

“É muito importante a parceria do empreendedor com o governo, e isso vem acontecendo no caso dos orgânicos, principalmente com os pequenos produtores”, disse a diretora do Planeta Orgânico (portal de informações sobre o setor), Maria Beatriz Martins Costa.

Ela elogiou a medida da Camex. “Permite saber quanto o Brasil tem exportado”, disse. “É importante que esse pequeno produtor tome conhecimento do cenário internacional para buscar alternativas de crescimento, inclusive, no mercado interno, que tem um enorme potencial, em supermercados, escolas, restaurantes, hospitais, hotéis, spas, academias de ginástica.”

Ao analisar o potencial do setor no país, a diretora do Planeta Orgânico apontou a existência de uma grande área disponível para a agricultura, o aparecimento de novos produtores interessados e a possibilidade de parcerias com instituições como o Sebrae, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238758/visualizar/