Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 01 de Abril de 2013 às 17:18
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Educação e Escolas, aderiram ao Programa Mais Educação do Governo Federal, como estratégia para ampliar a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, garantindo a ampliação dos tempos, espaços e oportunidades educativas para uma melhor qualidade da educação, compreendendo a cidade como território educativo educador.   


 
 
O novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio do Projeto de Lei 8.035/2010,  propõe que a Educação Integral venha a alcançar 50% das escolas públicas até 2020. A inclusão do Programa Mais Educação no Plano Brasil Sem Miséria, como estratégia para o enfrentamento das desigualdades sócio-educacionais, traz ainda mais ritmo e visibilidade para implementação do programa.

 
 
Inicialmente, o programa iria atender as escolas de menor IDEB, mas NORTELÂNDIA, mesmo não sendo município prioritário de menor IDEB, foi contemplado por ter alcançados as metas, e estar entre os melhores IDEB do Estado. O Programa é uma parceria do GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, bem como de parceiros local.

 
 
As 03 Escolas de Ensino Fundamental do município, sendo as Escolas Estaduais “Des. Olegário Moreira de Barros”; Escola Estadual “Dr. Emanuel Pinheiro da Silva Primo” e o Centro Municipal de Ensino “Julio Praxede Duarte” fizeram a adesão no ano de 2012 e implantaram neste ano o programa, estando todas em pleno funcionamento.

 
 
O recurso disponibilizado por este programa é encaminhado direto para a escola selecionada. O recurso que vem do governo federal é utilizado pela instituição para o pagamento dos profissionais, que a própria escola contrata, compra de materiais didáticos e manutenção dos mesmos.

 
 
Os critérios de expansão do Programa Mais Educação têm sido determinados e divulgados amplamente, por intermédio de Resoluções anuais vinculadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola, dos Manuais do Programa Mais Educação e ainda por intermédio de Comunicados e Ofícios endereçados aos órgãos estaduais e municipais de educação. As escolas são convidadas a participar do Programa a partir do atendimento aos critérios estabelecidos e as Prefeituras e Secretarias Estaduais de Educação são informadas e convidadas a intermediar a adesão e concretizar a parceria por intermédio de assunção de alguns compromissos.

 
 
A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia, destaca que dessa forma, são oportunizados geração de emprego e renda, e ainda, as mães e/ou responsáveis estão tranquilas, sabendo que seus filhos estão bem cuidados e sendo preparados para a sua formação como pessoa, cidadão e profissional.

 
 
“O Programa Mais Educação está implementando a educação integral, que não é a escola no contra turno, mas a escola em tempo integral, os nossos alunos ficam 8h por dia na escola, cumprindo as atividades curriculares, com lanches, almoço, e demais atividades educacionais, culturais, esportistas, sendo: aulas de apoio letramento e matemática, informativa, futebol, vôlei, futsal, dança, teatro, produção de jornal, dentre outros. Ou seja, a educação de Nortelândia vem procurando cumprir a sua missão de cuidar e educar; visando a qualidade social da educação em que tanto almejamos, a formação humana e integral do aluno para a sua vida em sociedade” destacou Marlene.

 
 
A Diretora da Escola Olegário, Joseane Meira, relata como está sendo desenvolvido o programa: 

 
 
“A Escola abraçou de forma muito carinhosa o programa, onde através do estudo das propostas da metodologia, estamos colocando em prática as ações. Hoje são 96 alunos participantes, sendo que eles vêm para a Escola às 7hs da manhã, almoçam na própria escola e antes do aluno voltar para a sua casa às 15hs é servido um lanche. O programa vem com uma metodologia é diferenciada, visto a nova estratégia de educação para os alunos, sendo trabalhado com 05 oficinas sendo elas Letramento, onde o monitor trabalha com os alunos com dificuldade de aprendizagem da alfabetização até os alunos do nono ano, através de roda de conversas, jogos educativos, sempre de maneira monitorada. Temos ainda o Esporte e Lazer através do Xadrez, que visa desenvolver as estratégias e raciocínio, além dos Direitos Humanos, com enfoque nos direitos e deveres dos alunos, trabalhando através de palestras, pesquisas de campo, visitando os órgãos públicos e entrevistas com moradores do bairro onde se situa a Escola; o projeto Meio Ambiente, que visa conscientizar sobre a preservação da água, das matas, com enfoque na relação à dengue, que é um problema a nível nacional, além de ser trabalhando a Inclusão Digital. Com isso, acreditamos que o programa possa ajudar na mudança de comportamento dos alunos, e principalmente, criando um vinculo ainda maior da família junto à escola, mesmo com as dificuldades iniciais enfrentadas“.


 
Na Escola Emanuel da Silva Primo, o coordenador do programa na escola, Ronil Dias, explica como o programa vem sendo desenvolvido, e como vem contribuindo para a educação das crianças:

 
 
“A Escola hoje conta com a participação de 150 alunos e 06 monitores, onde a criança fica entre 7h às 15h recebendo toda alimentação adequada, variando sempre o cardápio, sendo servida a merenda, o almoço e antes da criança voltar para sua casa é servido um lanche. A escola utiliza de atividades referentes ao Esporte e Lazer, sendo o futsal, vôlei, tênis de mesa, recreação, contamos também com o Letramento, que visa à compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, trabalhando ainda a Educomunicação, visando à confecção do jornal escolar. A Escola também trabalha com a Cultura e Artes, com a utilização de danças de vários ritmos, inclusive os ritmos regionais, e ainda com a Brinquedoteca, utilizando de jogos para facilitar o ensino aprendizado. Neste contexto, a escola já nota sinais de mudanças na personalidade das crianças e adolescentes, onde nessas 8 horas que ela passa na escola, ela encontra amor, carinho e afeto, dando tranqüilidade e mais vinculo das famílias junto a escola, sendo que a coordenação do programa, monitores e a direção da escola, através dos professores e do diretor Gerson Dias, trabalham em conjunto no planejamento e execução das ações” frisou Ronil.

 
 
Na Escola Júlio Praxede Duarte, o programa vem sendo desenvolvido com a participação de cerca de 180 crianças, oferecendo oficinas de letramento, recreação/lazer, voleibol, futsal, oferecendo merenda, almoço e o lanche, antes do retorno para a sua residência. O monitor da oficina de vôlei Kássio Barbosa, afirmou com entusiasmo sobre a animação e participação dos alunos em todas as oficinas. Além de promover a educação, também, tem o lazer, a integração, a alimentação e o material adequado para cada oficina.

 
 
Além do Mais Educação, as escolas oferecem o Projeto Fanfarra, que culmina com o Projeto da Fanfarra Municipal da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Projeto Música com aulas de violão, flauta e teclado, e ainda a Secretaria Municipal de Educação oferece o Projeto Judô, Capoeira e a Escolinha de Futebol pelo Departamento de Esporte.

 
 
Todo esse apoio as crianças nortelandenses, outorgou o município através a fundação Abrinq, obter o selo “Prefeito Amigo da Criança”, referente a gestão 2009-2012, onde já este ano, o prefeito Neurilan Fraga reassumiu o pacto para esta nova gestão. mantendo e apoiando ações para as crianças e adolescentes de Nortelândia.














 




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23941/visualizar/