Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Abril de 2013 às 14:35

    Imprimir


Preconceito da sociedade e conselhos de religiosos, principalmente, de alguns pastores evangélicos levam, cerca de 40 pacientes, a abandonarem, nos últimos meses, o tratamento de AIDS, em Cáceres. Somente nos três primeiros meses do ano, pelo menos, quatro pacientes já morreram. A revelação foi feita pela coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão responsável pelo tratamento da doença, Vanderly Muniz. A situação é considerada preocupante. De acordo com os números do CTA, nos 12 meses de 2012 foram a óbitos sete pacientes. Neste ano, em menos de três meses, quatro já morreram.
 
 
Preocupada com a situação, a direção do CTA, pretende inserir na pauta do I Encontro Estadual e Regional de Profissionais de Saúde Envolvidos na Assistência e Tratamento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Hepatites e Sífilis, previsto para o mês de julho, uma reunião com religiosos. “Vamos convidar padres, pastores, espíritas e demais religiosos para debatermos o assunto. A religião é muito importante. Sabemos que Deus salva, mas também temos entendimento de que Ele deu sabedoria para o homem ajudar a salvar vidas e essa é a nossa missão” explica a coordenadora.
 
 
Todo procedimento dos pacientes em tratamento é registrado e monitorado pela equipe do CTA. Após ter sido informado sobre o motivo do abandono do tratamento por uma paciente evangélica, o médico anotou no prontuário: “razão da desistência, entregou a doença ao Senhor”. Além de medicamentos o Centro de Testagem e Aconselhamento dispõem de leite e suplemento alimentar para todos que recebem tratamento no local. O medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde, enquanto que o leite e o suplemento são de responsabilidade da administração municipal.
 
 
Apesar das inúmeras ações de combate e prevenção da doença, a estatística do CTA aponta para crescimento de mais de 80% de casos de AIDS em pouco mais de um ano em Cáceres. No início de 2012 haviam cadastrados para tratamento no centro 180 pacientes. No início deste ano, o número de infectados pulou para 320, sendo 250 pacientes da cidade recebendo tratamento no município e 70 em outras localidades do Estado.
 
 
Mais de 6 mil pessoas podem estar infectadas pela AIDS em Cáceres
 
 
Levando em conta a estimativa do Ministério da Saúde de que uma pessoa com AIDS infesta três pessoas com o vírus e essas três pessoas podem contaminar até cinco. A conclusão que se tem é de que uma pessoa contaminada pode infestar 19. Ou seja: pelos cálculos do CTA Cáceres dispõem de mais de 6 mil pessoas contaminadas com AIDS e que não sabem.
 
 
Dos 320 pacientes que recebem tratamento no Centro de Testagem e Aconselhamento, 6 são crianças. O restante, dos 314 pacientes, 49% são mulheres e 51% homens. Além das quatro mortes, nos três primeiros meses deste ano, conforme a coordenação do centro foram registrados 5 novos casos. No mês de janeiro uma mulher e fevereiro e março, dois casais.
 
 
A exemplo de outros profissionais de saúde, a coordenadora do CTA, defende como principal meio de prevenção a doença o uso de preservativo. “O uso de preservativo – camisinhas tanto masculino quanto feminino, ainda é a forma mais segura de se preservar contra a AIDS” garante Vanderly.
 
 
“As pessoas não devem praticar sexo sem camisinha” recomenda lembrando que a proposta do CTA será intensificar as ações de combate à doença durante o Festival Internacional de Pesca de Cáceres que acontece de 1 a 5 de maio. Ela diz que a intenção será distribuir cerca de 500 mil preservativos à população durante o festival.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23962/visualizar/