Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 26 de Fevereiro de 2007 às 06:56

    Imprimir


Um estudo realizado por um brasileiro radicados nos Estados Unidos demonstrou que os mamíferos têm uma espécie de memória que associa alimentos a seu teor calórico. Experimentos feitos por camundongos deixaram claro que alguns processos cerebrais forçam o corpo humano a ingerir mais calorias.

Segundo o pesquisador Ivan de Araújo, da Universidade Duke, na Carolina do Norte, os mecanismos ocorrem principalmente em uma região abaixo do córtex e podem ser explicados também do ponto de vista evolutivo. Outro vilão pelo ganho de peso é o paladar aguçado que os mamíferos têm para gorduras, carboidratos e açúcares.

"Claro que o paladar é importante, mas é lógico pensar que esse mecanismo que faz o homem se entupir de calorias pode ter sido muito útil no passado", disse Araújo ao jornal Folha de S.Paulo, ao destacar o acúmulo de energia era necessário para a sobrevivênvia em tempos mais remotos. No entanto, segundo ele, esse processo, atualmente, é totalmente desvantajosos e acaba gerando uma verdadeira epidemia de obesidade.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239968/visualizar/