Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 24 de Fevereiro de 2007 às 12:56

    Imprimir


ImprimirEnviar por e-mailComentarCorrigirMinha notíciaFale ConoscoO ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, se reúnem, às 14h da próxima terça-feira, para compilar as sugestões dos magistrados e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) sobre a reforma política.

A idéia é que o texto seja encaminhado aos partidos da coalizão governista, às lideranças da oposição e aos presidentes do Senado e da Câmara. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP) já anunciou, na sexta-feira, que colocará a Reforma na pauta de votação da próxima semana, mesmo sabendo que não será votada tão cedo. “Mas os deputados e as lideranças ficam alertados e decidirão por votar ou tirar a pauta. É uma sinalização” – disse Chinaglia.

No dia seguinte, quarta-feira, também em Brasília, a AMB lança sua campanha pela Reforma Política, com o mote “Reforma Política – conhecendo, você pode ser o juiz dessa questão”. O principal objetivo da campanha, segundo a AMB, “é mostrar ao cidadão quais as principais propostas da reforma. Poucos sabem, por exemplo, o que é fidelidade partidária, voto distrital ou financiamento público de campanha”.

Para esclarecer cada uma das mudanças em debate, a AMB lançará uma cartilha, baseada no trabalho realizado pela cientista política Ana Luiza Backes e pela advogada Miriam Campelo de Melo Amorim, consultoras da Câmara dos Deputados.

“A Reforma Política é indispensável para o amadurecimento da democracia. E a informação é fundamental para que toda a sociedade esteja engajada em torno deste projeto”, justifica Rodrigo Collaço, presidente da AMB, que pretende mobilizar os 14 mil juízes associados e entidades da sociedade civil para que participem do projeto, promovendo debates em suas regiões.

O lançamento da campanha contará com palestra da cientista política Lucia Hippolito e já confirmaram presença o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, os

ministros do STJ Paulo Gallotti, Teori Albino e Raphael de Barros Monteiro Filho; e os ministros do STF Sepúlveda Pertence e Joaquim Barbosa, além de dezenas de deputados e senadores simpáticos à idéia.





Fonte: Último Segundo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240189/visualizar/