Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 14:32

    Imprimir


O Ministério da Defesa britânico defendeu, nesta sexta-feira, 23, sua decisão de realizar testes para descobrir se poderes psíquicos poderiam ser usados para detectar objetos escondidos.

Os testes, anteriormente secretos, foram realizados em 2002 e envolviam vendar voluntários e perguntar-lhes sobre o conteúdo de um envelope fechado.

A maioria dos voluntários falhou consistentemente em descobrir o que havia nos envelopes.

O Ministério da Defesa disse que o estudo serviu para analisar argumentos feitos em círculos acadêmicos, e descobriu que essas teorias tinham “pouco valor”.

Documentos liberados

Revelações sobre as pesquisas secretas foram feitas em documentos liberados ao público de acordo com o Ato de Liberdade de Informação, que permite acesso a informações públicas.

Durante os testes, especialistas em defesa tentaram recrutar 12 “renomados” clarividentes que haviam anunciado suas habilidades na internet.

Porém, eles se recusaram a participar da pesquisa, e voluntários “novatos” acabaram sendo utilizados.

Durante o estudo, pesquisadores comerciais foram contratados ao custo de 18 mil libras (cerca de R$ 73,4 mil) para testar os voluntários e verificar se a habilidade psíquica existia e poderia ser usada para propósitos de segurança.

Palpites

Cerca de 28% das pessoas testadas deram palpites que chegaram perto do conteúdo dos envelopes, que incluíam fotos de uma faca, de Madre Teresa de Calcutá e de um “indivíduo asiático”.

Porém a maioria dos participantes deu palpites que não chegavam nem perto do conteúdo do envelope, e um dos voluntários até mesmo adormeceu ao tentar se concentrar.

O Ministério da Defesa se recusou a discutir as possíveis aplicações das técnicas psíquicas, mas disse que o estudo concluiu que não valeria a pena usar “visão remota” na defesa da nação.

“O estudo da visão remota foi conduzido para analisar afirmações feitas em alguns círculos acadêmicos e para validar pesquisas realizadas por outras nações sobre habilidades psíquicas”, disse uma porta-voz do ministério.

“O estudo concluiu que essas teorias têm pouco valor para o Ministério da Defesa, e não foi adiante”, afirmou a porta-voz.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240356/visualizar/