Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 13:29

    Imprimir


Apesar da dificuldade de encontrar ministérios para acomodar aliados e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tende a indicar o ministro Walfrido dos Mares Guia para a coordenação política, com a possibilidade de ele acumular as pastas de Turismo e Relações Institucionais.

Lula aprova o trabalho de Mares Guia no Turismo e o considera hábil politicamente. Com a criação do Conselho Político de 11 partidos, crê que a pasta das Relações Institucionais poderá ser administrada mais facilmente. Cogitando deixar o PTB, Mares Guia seria um não-petista a integrar a Coordenação de Governo.

O presidente pretende insistir na nomeação do médico José Gomes Temporão para o comando da Saúde. Se não vencer a resistência do PMDB da Câmara, que rejeita Temporão, o nome mais forte na bancada é o do deputado federal e médico Marcelo Castro (PI). O peemedebista tem o apoio, nos bastidores, do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

O presidente pensou em indicar o senador Osmar Dias (PDT-PR) para o Ministério da Agricultura, mas houve resistência do governador do Estado, o peemedebista Roberto Requião.

Segundo ministros, a Agricultura poderia ainda ser o destino de Márcio Fortes, atualmente nas Cidades. Fortes já foi número dois na pasta. A reação do PP é forte. Dirigentes do partido argumentam que Lula teria se comprometido a manter Fortes nas Cidades. Auxiliares do presidente afirmam que tal compromisso não foi firmado. O deslocamento de Fortes é uma hipótese para abrigar Marta nas Cidades e não mais na Educação.

É certa a troca de Márcio Thomaz Bastos (Justiça) por Tarso Genro (Relações Institucionais). Lula avaliou a possibilidade de anunciá-la hoje. Mas ontem tendia a seguir conselho de esperar conversas partidárias de hoje com PSB e PC do B, além da reunião com o PT na semana que vem. Anunciaria a reforma depois.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240611/visualizar/