Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 20 de Fevereiro de 2007 às 13:51

    Imprimir


A equipe da Universidade de Örebro analisou o 'desenho' das íris de 428 pessoas, e comparou os diferentes padrões com os traços de personalidade dos indivíduos.

Os pesquisadores descobriram que duas características da íris variam de acordo com a personalidade: a densidão das fibras e a existência de 'sulcos' que se formam ao redor da pupila.

Olhos de tecido mais denso e compactado, com fibras que 'correm' mais juntas pela íris, foram relacionados a pessoas emotivas, calorosas, confiantes e de emoções positivas, disseram os pesquisadores.

Já o aparecimento de sulcos ao redor da pupila foi maior em indivíduos mais impulsivos.

As mesmas características podem aparecer simultaneamente e com diferentes intensidades, sugerindo a variedade das combinações.

Genética

Mats Larsson, um dos cientistas por trás do estudo, disse que a relação entre os olhos e o comportamento é estabelecida pela atuação do gene PAX6, que controla a formação da íris em embriões.

Pesquisas anteriores haviam demonstrado que uma mutação do PAX6 atua na parte frontal do cérebro, potencializando comportamentos impulsivos.

O estudo afirma que a margem de erro é menor nas análises de íris que em hipóteses baseadas em outras características.

Segundo eles, a íris pode dizer mais sobre uma pessoa do que, por exemplo, a generalização de que mulheres são mais emotivas que homens.

"Os resultados indicam que pessoas com diferentes configurações de íris tendem a desenvolver características de personalidade de acordo (com essas configurações)", disse Larsson.

"Mas precisamos de outras pesquisas para comprovar as associações feitas neste estudo. As investigações podem, no futuro, dar outro sentido à velha expressão 'os olhos são o espelho da alma'".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240964/visualizar/