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Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Fevereiro de 2007 às 15:41

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O Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi apresentado na manhã de quarta-feira, 16/02, na Universidade Federal de Mato Grosso. A discussão integra o Ciclo de Debates ´´Acesso ao Ensino Superior``, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMT , ´´e demonstra o esforço desta Instituição em relação ao tema, que vem sendo discutido desde 2003``, sublinhou o vice-reitor no exercício da Reitoria, Elias Alves de Andrade, na abertura do evento. Ele chamou a atenção para a pertinência do tema, no momento em que se apresentam propostas como a ´´Universidade Nova``, da Universidade Federal da Bahia e as do Governo e em que a UFMT implementa o vestibular indígena, no contexto das ações afirmativas. ´´Aguardamos todas essas reflexões para análise do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe)``, afirmou.

A apresentação foi feita pelo professor Licurgo Peixoto de Brito, pró-reitor de Graduação da UFPA. Ele explicou que o PSS foi implantado em 2003 após intensas discussões, em 2002, com acompanhamento da imprensa e das escolas e aprovação em conselho. A proposta foi elaborada por um grupo, integrado por representantes de todas as áreas, formado especificamente para delinear o novo modelo de acesso. ´´A preocupação era no sentido da interação da universidade com o ensino médio`` e entre os objetivos está o ´´estímulo aos estudantes do ensino médio a se dedicarem mais intensamente à atividades de ensino``. Isso porque, a avaliação é feita desde o primeiro ano, devendo o aluno estar preparado para as provas desde o início do nível médio. Aqueles que considerarem baixas suas notas têm a chance de realizar novamente a prova no processo seletivo seguinte. ´´É uma decisão de vida. O candidato deve estar empenhado em melhorar, pois ao inscrever-se o sistema elimina a nota anterior. Ele não pode fazer uma opção baseado em risco``, observa. O estudante que já concluiu o ensino médio pode ser avaliado de uma só vez.

O PSS é constituído de três fases, sendo as duas primeiras de múltipla escolha e a última analítico-discursiva. ´´Cada fase envolve todas as disciplinas, mas a redação é só na última``, observa Brito. Para passar da primeira para a segunda fase o candidato deve ter 30% de acerto e da segunda para a terceira, 40%. Esse índice de acerto, explica o professor, foi definido a partir da avaliação do PSS, feita anualmente, e visa a atingir o equilíbrio entre as condições ideais e o sistema de ensino. Mesmo assim, das mais de 4 mil vagas oferecidas pela UFPA há uma sobra de 500.

O PSS é acompanhado por pesquisa. Os resultados demonstram o impacto nas escolas públicas e privadas, no sentido das mudanças ocasionadas a partir do novo sistema de ingresso na universidade. Houve modificação na didática no ensino médio, de acordo com professores e dirigentes, mas ainda não tão reveladas entre os estudantes, diz Licurgo Brito. Foram detectadas outras mudanças, como na infra-estrutura das escolas e na política de atualização e estímulo do seu corpo docente; redefinição de projetos pedagógicos e na orientação para os docentes para alteração de planos de ensino, bem como aumento das discussões sobre a LDB e os PCNs.

A partir das discussões encaminhadas desde 2003, a Proeg-UFMT deverá encaminhar, para análise e deliberação, proposta de inclusão étnica e social ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).





Fonte: UFMT

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