Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Fevereiro de 2007 às 13:47

    Imprimir


O deputado Humberto Bosaipo (PFL) solicitou à Mesa Diretora da AL que determine a convocação de um ciclo de audiências públicas com a finalidade de discutir o Plano Estadual de Educação. De acordo com o parlamentar os debates serão realizadas nas cidades pólo de Mato Grosso, com a participação de deputados estaduais e federais, governador, secretários estaduais, representantes de universidades, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Conselho Estadual de Educação, Conselhos Municipais de Educação, SINTEP e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – UNDIME.

“As audiências públicas são um processo democrático de discussão, com participação dos mais diversos segmentos comprometidos com a educação em nosso Estado. Mas, este processo amplo de consulta à comunidade, só se consolida com a participação das escolas estaduais, municipais e privadas nos principais pólos do nosso Estado”, explica o deputado, para mais adiante lembrar que pretende realizar um seminário sobre o mesmo tema antes mesmo das audiências públicas se iniciarem.

Para Bosaipo, o Plano Estadual abordará todos os temas da Educação Básica com todas suas variações, etapas e modalidades, Educação Superior e temas transversais como a Educação Ambiental e Educação Étnico Racial. “O Plano diagnostica os principais problemas emergentes e estruturais da educação e seus desdobramentos sucessivos”, avalia ele.

O deputado considera importante a realização das audiências públicas, para aprimoramento do Plano, principalmente, para verificar a convergência dos objetivos com os problemas considerados até agora como relevantes. A fim de melhorar a educação no Estado, o governo apresentou um projeto de lei que formata o Plano Estadual de Educação para o decênio 2007/2016. Conforme dados do Executivo, o projeto foi elaborado com a participação da comunidade escolar e da comunidade organizada nas Conferências Escolares e Conferências Municipais e Estadual de Educação.

Porém, Bosaipo aguarda o início dos trabalhos das comissões para primeiro marcar o seminário em Cuiabá, e posteriormente, as audiências públicas. Vale lembrar que, em 2006, Bosaipo presidiu a comissão de Educação, Ciência, Cultura e Desporto, sendo que para este ano, acrescentou Tecnologia aos trabalhos do grupo.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241072/visualizar/