Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 19 de Fevereiro de 2007 às 07:38

    Imprimir


Uma rede de células nervosas artificiais está em crescimento em supercomputador na Suíça com o objetivo de simular um cérebro natural, célula por célula. Os cientistas que trabalham no "cérebro azul" prometem descobertas sobre o funcionamento do órgão mais importante do corpo.

Segundo a versão online da revista Der Spiegel, o projeto inédito consiste em 100 mil chips de computador que atuam como células nervosas. Para simular o funcionamento do cérebro, parte do córtex cerebral de jovens ratos foi cuidadosamente reproduzida no computador, junto com estrutura ramificada igual à sinapse das células nervosas.

O projeto foi criado na Universidade Técnica de Lausanne, Suíça, onde 35 pesquisadores trabalham na manutenção do cérebro artificial. A experiência conta um dos mais poderosos supercomputadores disponíveis, mas logo mesmo este computador será muito pequeno. O objetivo é construir uma "máquina de pensar eletrônica", algo que consiga replicar o funcionamento do cérebro humano.

Um projeto com essa ambição seria impossível de ser executado há alguns anos. "Hoje nós temos os computadores necessários. E sabemos o suficiente para começar", explica o biólogo Henry Markram, 44 anos, diretor do projeto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241169/visualizar/