Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 23:40

    Imprimir


Mesmo sendo carnaval, o Mutirão Solidário da Prefeitura de Cuiabá será realizado neste sábado (16/02), no bairro Praeiro, beneficiando os moradores daquela região com diversos. Na realidade, o Mutirão é realizado durante a semana anterior ao sábado, quando a Secretaria Municipal de Infra-estrutura (Seminfe) inicia o trabalho de limpeza, poda de árvores troca de lâmpadas, tapa buracos, encascalhamento e patrolamento pelas ruas do bairro.

Além destes serviços, no sábado as secretarias municipais oferecem à população uma série de benefícios. A secretária Municipal de Saúde (SMS) dá orientações educativas sobre saúde - como prevenção a DSTs, saúde bucal, hipertensão, entre outras doenças. A SMS também faz aferição de pressão arterial, coleta de sangue para exames de diabetes e vacinação de cães e gatos.

Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) faz inscrição para aquisição do cartão transporte e orienta sobre o sistema de transporte, além de receber reclamações e sugestões.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET) mantêm durante os mutirões um stand especial do Banco do Povo, que oferece empréstimo para quem quer montar um pequeno negócio; inscrição para crédito fundiário e para feirantes.

No stand da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), a população tem acesso à inscrição para o PETI (Programa Erradicação do Trabalho Infantil), Bolsa Família, expedição da carteira de trabalho, orientação do Programa Sentinela e também serviços de corte de cabelo e degustação de leite de soja.

Outros serviços oferecidos: Sanecap, com atendimento ao consumidor; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), com doação de mudas de árvores; Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania (SMDC) com orientação sobre Código de Defesa dos Consumidores, alistamento militar e orientações sobre áreas de risco. A Agência de Habitação faz pré-inscrição para casas populares.

Os moradores do bairro beneficiado também têm acesso à diversão e lazer, com a biblioteca itinerante, atividades recreativas, apresentação de talentos locais, gincanas e sorteios.

OBEJETIVOS - O prefeito Wilson Santos criou o Mutirão Solidário com a finalidade de promover o resgate da auto-estima do cuiabano. Cuiabá volta a experimentar este tipo de prática dez anos após ter sido criada pelo então secretário de Serviços Urbanos da Capital, Wilson Santos. "O mutirão barateia os custos dos serviços, dá auto-estima ao povo e os problemas são resolvidos de fato", explica o prefeito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241466/visualizar/