Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 10:57

    Imprimir


Todos os anos o período chuvoso torna-se propício para proliferação de pragas no Norte do Estado. Em Nova Mutum, a Vigilância Ambiental além de trabalhar intensamente no combate a dengue, agora está preocupada com surgimento de alguns animais do tipo roedor, peçonho e molusco. Como está ocorrendo em vários municípios do Mato Grosso, o ressurgimento do caramujo africano causa apreensão na população. Desta forma a Secretaria de Saúde já está treinando os agentes da saúde para orientar as pessoas a forma correta de manejo e a eliminação desses animais em suas residências.

Segundo o coordenador Benedito Monteiro, depois da dengue a preocupação maior é com relação ao caramujo africano que pode causar enormes danos à saúde humana. “Uma medida que auxilia no controle dos moluscos é manter limpo e sem entulhos os terrenos, alternativa esta que depende do empenho de toda comunidade. Os caramujos africanos diferem-se das espécies nativas pela sua cor marrom amarelada e por se reproduzirem em larga escala”, explicou.

A coleta nos locais onde forem detectados os moluscos deve seguir algumas regras básicas. Para coletar as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato da sua secreção com a pele humana. Os caramujos devem ser colocados em sacos plásticos, amassados e enterrados com cal virgem. A cal evita a contaminação do solo e do lençol freático. “Aconselha-se que o molusco seja queimado evitando assim qualquer tipo de contaminação”, enfatizou.

A simples manipulação desses moluscos vivos sem as devidas precauções pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Os sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito. O outro é o Angiostrongylos cantonensis, causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.

O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças. Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, atinge 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241603/visualizar/